sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita renúncia de bispo irlandês referenciado por encobrimento de pedofilia

© Kacper Pempel / Reuters

O papa aceitou a renúncia do bispo Martin Drennan, da diocese de Galway e Kilmacduagh, referenciado num relatório de 2009 sobre encobrimento de casos de pedofilia na Igreja da República da Irlanda, indicou hoje o Vaticano.

O Vaticano esclareceu, no mesmo comunicado, que o papa Francisco aceitou a renúncia de Drennan, devido ao artigo 401.2 do código de direito canónico, que estabelece que um bispo deve renunciar "por doença ou causa grave".

O artigo estabelece que um bispo diocesano "apresente a renúncia se por doença ou outra causa grave fique comprometida a capacidade para desempenhar as funções".

Drennan, que nasceu em Piltown, em 1944, foi um dos bispos referenciados em 2009 naquele que ficou conhecido como "Relatório Murphy".

Este relatório aborda casos de abusos sexuais de menores e detalha os mecanismos da Igreja católica para os ocultar, com a conivência do Estado irlandês.

O bispo, atualmente com 72 anos, manteve-se em funções, defendendo que o relatório não o visou diretamente.

Francisco, que se encontra em viagem pastoral à Polónia, aceitou a renúncia de Seamus Freeman, bispo de Ossory, na Irlanda, em conformidade com o mesmo artigo do código do Vaticano.

O papa nomeou Fintan Monahan (Offaly, 1967) bispo da diocese irlandesa de Killaloe. Licenciado em Teologia, diplomado em Educação Superior, Monahan ocupava até aqui o cargo de secretário diocesano.


Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.