sicnot

Perfil

Mundo

Papa aceita renúncia de bispo irlandês referenciado por encobrimento de pedofilia

© Kacper Pempel / Reuters

O papa aceitou a renúncia do bispo Martin Drennan, da diocese de Galway e Kilmacduagh, referenciado num relatório de 2009 sobre encobrimento de casos de pedofilia na Igreja da República da Irlanda, indicou hoje o Vaticano.

O Vaticano esclareceu, no mesmo comunicado, que o papa Francisco aceitou a renúncia de Drennan, devido ao artigo 401.2 do código de direito canónico, que estabelece que um bispo deve renunciar "por doença ou causa grave".

O artigo estabelece que um bispo diocesano "apresente a renúncia se por doença ou outra causa grave fique comprometida a capacidade para desempenhar as funções".

Drennan, que nasceu em Piltown, em 1944, foi um dos bispos referenciados em 2009 naquele que ficou conhecido como "Relatório Murphy".

Este relatório aborda casos de abusos sexuais de menores e detalha os mecanismos da Igreja católica para os ocultar, com a conivência do Estado irlandês.

O bispo, atualmente com 72 anos, manteve-se em funções, defendendo que o relatório não o visou diretamente.

Francisco, que se encontra em viagem pastoral à Polónia, aceitou a renúncia de Seamus Freeman, bispo de Ossory, na Irlanda, em conformidade com o mesmo artigo do código do Vaticano.

O papa nomeou Fintan Monahan (Offaly, 1967) bispo da diocese irlandesa de Killaloe. Licenciado em Teologia, diplomado em Educação Superior, Monahan ocupava até aqui o cargo de secretário diocesano.


Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.