sicnot

Perfil

Mundo

Três empresários detidos na sequência de tentativa falhada de golpe na Turquia

© Umit Bektas / Reuters

As autoridades turcas prenderam hoje três magnatas no âmbito das investigações às atividades do clérigo turco Fethullah Gülen, com base nos Estados Unidos, após a tentativa falhada de golpe de Estado em meados deste mês.

As forças de segurança na cidade central de Kayseri procederam à detenção do presidente da empresa detida pela sua família Boydak Holding, Mustafa Boydak, e dois outros executivos, informou a agência de notícias Anadolu.

Mustafa Boydak e os dois outros executivos - Sükrü e Halit Boydak - foram detidos nas suas casas.

As detenções foram realizadas como parte de uma investigação ao financiamento das atividades do Fethullah Gülen na Turquia.

Ancara responsabiliza o clérigo turco Fethullah Gülen pelo falhado golpe de Estado realizado a 15 de julho contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo negou, a partir dos Estados Unidos, onde está exilado, ter qualquer ligação ao golpe de Estado falhado.

Quase 16.000 pessoas foram detidas até à data na sequência da tentativa falhada de golpe de Estado.

Na quinta-feira, a Turquia advertiu o Quirguistão do risco de golpe de Estado por simpatizantes do clérigo turco, explicando que eles se infiltraram em todas as instituições daquela ex-república soviética.

Após o fracasso do golpe de Estado, a agência turca Anadolu afirmou que uma organização com ligações a Gülen tem atuado em nove escolas primárias e secundárias, duas escolas internacionais e uma universidade no Quirguistão.

Ancara acusa Fethullah Gülen de estar a construir a sua influência através de uma extensa rede de ensino privado, não só na Turquia, mas também na África e na Ásia Central.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59