sicnot

Perfil

Mundo

Três empresários detidos na sequência de tentativa falhada de golpe na Turquia

© Umit Bektas / Reuters

As autoridades turcas prenderam hoje três magnatas no âmbito das investigações às atividades do clérigo turco Fethullah Gülen, com base nos Estados Unidos, após a tentativa falhada de golpe de Estado em meados deste mês.

As forças de segurança na cidade central de Kayseri procederam à detenção do presidente da empresa detida pela sua família Boydak Holding, Mustafa Boydak, e dois outros executivos, informou a agência de notícias Anadolu.

Mustafa Boydak e os dois outros executivos - Sükrü e Halit Boydak - foram detidos nas suas casas.

As detenções foram realizadas como parte de uma investigação ao financiamento das atividades do Fethullah Gülen na Turquia.

Ancara responsabiliza o clérigo turco Fethullah Gülen pelo falhado golpe de Estado realizado a 15 de julho contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo negou, a partir dos Estados Unidos, onde está exilado, ter qualquer ligação ao golpe de Estado falhado.

Quase 16.000 pessoas foram detidas até à data na sequência da tentativa falhada de golpe de Estado.

Na quinta-feira, a Turquia advertiu o Quirguistão do risco de golpe de Estado por simpatizantes do clérigo turco, explicando que eles se infiltraram em todas as instituições daquela ex-república soviética.

Após o fracasso do golpe de Estado, a agência turca Anadolu afirmou que uma organização com ligações a Gülen tem atuado em nove escolas primárias e secundárias, duas escolas internacionais e uma universidade no Quirguistão.

Ancara acusa Fethullah Gülen de estar a construir a sua influência através de uma extensa rede de ensino privado, não só na Turquia, mas também na África e na Ásia Central.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.