sicnot

Perfil

Mundo

Marinha italiana e ONG ajudam a salvar 6 mil pessoas desde 5ª feira

A Marinha italiana anunciou hoje que ajudou a salvar cerca de seis mil migrantes desde quinta-feira, com auxílio de organizações não-governamentais, acrescentando que pelo menos dois mortos foram recuperados do mar.

Numa única operação realizada pela embarcação Veja, cinco migrantes foram apanhados no mar, três deles foram salvos de morrerem afogados, com técnicas de ressuscitação, e dois já se encontravam mortos, segundo informação divulgada na conta da rede social Twitter da marinha italiana, citada pela agência France Presse.

De acordo com os últimos dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), antes mesmo da mais recente onda migratória, 89.217 pessoas, a maioria da África subsaariana, chegaram à Itália por mar desde o início do ano.

Mais de 3.000 imigrantes morreram a tentar fazer a travessia, um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período de 2015, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Na quinta-feira, Itália lançou uma campanha na Internet, televisão, rádio e outros meios de comunicação social para alertar os migrantes africanos para os perigos que enfrentam na tentativa de chegar à Europa.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.