sicnot

Perfil

Mundo

Papa dá conselhos para casamento feliz nas Jornadas Mundiais da Juventude

Nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que terminam este domingo em Cracóvia, no sul da Polónia, a oração não foi a única preocupação de centenas de milhares de jovens católicos, alguns também procuravam encontrar um amor.

Cerca de 400 mil jovens católicos viajaram de 187 países para o evento e pelo menos um milhão mais de pessoas, muitos das quais polacas, assistiram à missa celebrada pelo papa esta manhã.

"As JMJ podem funcionar um bocadinho como 'casamenteiras'", disse Sophie Jubin, uma suíça de 20 anos.

"O objetivo é encontrar alguém com os mesmos valores que os teus, mas no nosso grupo há 250 raparigas e 50 rapazes, por isso muitos raparigas ficaram dececionadas", acrescentou.

"Encontrar um amor não é o principal tópico das JMJ, é um extra, mas estou muito feliz por a Aleksandra estar aqui", disse Ignacio, um espanhol de 18 anos, sobre a nova namorada, uma estudante polaca de 22 anos.

Aleksandra considerou ser "mais fácil encontrar alguém na JMJ porque a atmosfera deixa as pessoas mais recetivas".

Da varanda onde abençou os jovens quase todas as noites, no arcebispado de Cracóvia, o papa Francisco ofereceu também conselhos para um casamento harmonioso.

"Os jovens perguntam-me muitas vezes como criar uma família feliz e eu proponho quatro palavras: Por favor, desculpa e obrigado", afirmou o papa argentino.

"É normal que marido e mulher discutam, algumas vezes pratos podem voar... não tenham medo destas situações", advertiu o líder de 1,2 mil milhões de católicos romanos.

"Mas nunca adormeçam sem fazer as pazes, porque uma 'guerra fria' no dia seguinte pode ser muito perigosa. E é preciso perguntar sempre qual a opinião da mulher ou do marido e nunca impor a nossa", acrescentou Francisco.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59