sicnot

Perfil

Mundo

Papa dá conselhos para casamento feliz nas Jornadas Mundiais da Juventude

Nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que terminam este domingo em Cracóvia, no sul da Polónia, a oração não foi a única preocupação de centenas de milhares de jovens católicos, alguns também procuravam encontrar um amor.

Cerca de 400 mil jovens católicos viajaram de 187 países para o evento e pelo menos um milhão mais de pessoas, muitos das quais polacas, assistiram à missa celebrada pelo papa esta manhã.

"As JMJ podem funcionar um bocadinho como 'casamenteiras'", disse Sophie Jubin, uma suíça de 20 anos.

"O objetivo é encontrar alguém com os mesmos valores que os teus, mas no nosso grupo há 250 raparigas e 50 rapazes, por isso muitos raparigas ficaram dececionadas", acrescentou.

"Encontrar um amor não é o principal tópico das JMJ, é um extra, mas estou muito feliz por a Aleksandra estar aqui", disse Ignacio, um espanhol de 18 anos, sobre a nova namorada, uma estudante polaca de 22 anos.

Aleksandra considerou ser "mais fácil encontrar alguém na JMJ porque a atmosfera deixa as pessoas mais recetivas".

Da varanda onde abençou os jovens quase todas as noites, no arcebispado de Cracóvia, o papa Francisco ofereceu também conselhos para um casamento harmonioso.

"Os jovens perguntam-me muitas vezes como criar uma família feliz e eu proponho quatro palavras: Por favor, desculpa e obrigado", afirmou o papa argentino.

"É normal que marido e mulher discutam, algumas vezes pratos podem voar... não tenham medo destas situações", advertiu o líder de 1,2 mil milhões de católicos romanos.

"Mas nunca adormeçam sem fazer as pazes, porque uma 'guerra fria' no dia seguinte pode ser muito perigosa. E é preciso perguntar sempre qual a opinião da mulher ou do marido e nunca impor a nossa", acrescentou Francisco.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".