sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 28 civis morreram em bombardeamentos na cidade de Alepo

Pelo menos 28 civis morreram nas últimas 24 horas na cidade de Alepo, Síria, na consequência de bombardeamentos feitos por grupos rebeldes sírios, disse o responsável pelo Observatório dos Direitos Humanos.

Segundo Rami Abdel Rahman, no ataque, a bairros controlados pelo Governo, morreram "seis crianças e oito mulheres" e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Antiga potência económica da Síria, a cidade de Alepo está dividida desde meados de 2012 entre uma parte controlada pelo Governo e outra pelos rebeldes sírios.

Nas últimas semanas, as forças governamentais intensificaram a sua presença a leste, provocando receio de uma crise humanitária para os cerca de 250 mil pessoas.

Mais de 280 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, que teve início em março de 2011.

O conflito teve início com protestos antigovernamentais, que se transformaram numa guerra civil.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite