sicnot

Perfil

Mundo

Eleições para Parlamento regional da Galiza a 25 de setembro

© Miguel Vidal / Reuters

O presidente da Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha), Alberto Núñez Feijóo, anunciou que as eleições para o Parlamento regional vão realizar-se em 25 de setembro, a mesma data do ato eleitoral da Comunidade Autónoma do País Basco.

"Não teria sido responsável convocar as eleições galegas uma semana ou uns dias mais tarde" que no País Basco, apenas "por ter dito que seriam em outubro", disse Alberto Núñez Feijóo em conferência de imprensa.

O presidente da junta galega salientou que a realização de eleições numa data posterior a 25 de setembro não seria positivo nem para a Galiza nem para Espanha, dada a situação política que se vive neste momento e porque "prolongaria a instabilidade" que originam os diferentes processos eleitorais que tem havido nos últimos meses.

A Espanha está há sete meses com um governo de gestão, depois de as forças políticas do país não terem conseguido formar um novo governo na sequência das eleições de 20 de dezembro e 26 de junho.

A Galiza é uma das comunidades autónomas espanholas e está situada no noroeste da península Ibérica, a norte de Portugal.

Tem cerca de 2,78 milhões de habitantes e um território que corresponde a cerca de um terço de Portugal.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.