sicnot

Perfil

Mundo

Eleições para Parlamento regional da Galiza a 25 de setembro

© Miguel Vidal / Reuters

O presidente da Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha), Alberto Núñez Feijóo, anunciou que as eleições para o Parlamento regional vão realizar-se em 25 de setembro, a mesma data do ato eleitoral da Comunidade Autónoma do País Basco.

"Não teria sido responsável convocar as eleições galegas uma semana ou uns dias mais tarde" que no País Basco, apenas "por ter dito que seriam em outubro", disse Alberto Núñez Feijóo em conferência de imprensa.

O presidente da junta galega salientou que a realização de eleições numa data posterior a 25 de setembro não seria positivo nem para a Galiza nem para Espanha, dada a situação política que se vive neste momento e porque "prolongaria a instabilidade" que originam os diferentes processos eleitorais que tem havido nos últimos meses.

A Espanha está há sete meses com um governo de gestão, depois de as forças políticas do país não terem conseguido formar um novo governo na sequência das eleições de 20 de dezembro e 26 de junho.

A Galiza é uma das comunidades autónomas espanholas e está situada no noroeste da península Ibérica, a norte de Portugal.

Tem cerca de 2,78 milhões de habitantes e um território que corresponde a cerca de um terço de Portugal.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.