sicnot

Perfil

Mundo

Eleições para Parlamento regional da Galiza a 25 de setembro

© Miguel Vidal / Reuters

O presidente da Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha), Alberto Núñez Feijóo, anunciou que as eleições para o Parlamento regional vão realizar-se em 25 de setembro, a mesma data do ato eleitoral da Comunidade Autónoma do País Basco.

"Não teria sido responsável convocar as eleições galegas uma semana ou uns dias mais tarde" que no País Basco, apenas "por ter dito que seriam em outubro", disse Alberto Núñez Feijóo em conferência de imprensa.

O presidente da junta galega salientou que a realização de eleições numa data posterior a 25 de setembro não seria positivo nem para a Galiza nem para Espanha, dada a situação política que se vive neste momento e porque "prolongaria a instabilidade" que originam os diferentes processos eleitorais que tem havido nos últimos meses.

A Espanha está há sete meses com um governo de gestão, depois de as forças políticas do país não terem conseguido formar um novo governo na sequência das eleições de 20 de dezembro e 26 de junho.

A Galiza é uma das comunidades autónomas espanholas e está situada no noroeste da península Ibérica, a norte de Portugal.

Tem cerca de 2,78 milhões de habitantes e um território que corresponde a cerca de um terço de Portugal.

Lusa

  • Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
    3:02
  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.