sicnot

Perfil

Mundo

Forças Líbias avançam sobre Daesh e os EUA continuam ataques aéreos

Forças líbias afirmaram esta terça-feira que vão avançar contra o bastião 'jihadista' em Sirte, enquanto Washington conduziu um segundo dia de ataques aéreos contra o Daesh.

O Presidente dos Estados Unidos defendeu os dois dias seguidos de ataques aéreos, dizendo que essas ações são do melhor interesse dos norte-americanos.

O bastião do Daesh tem sido abalado pelos conflitos entre os 'jihadistas' e soldados aliados ao Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido e apoiado pela ONU e pela União Europeia.

A cidade, a 450 quilómetros a este de Tripoli, tem sido controlada pelo Daesh, desde junho de 2015, e a sua perda seria um golpe para as frentes 'jihadistas'.

Forças leais ao GNA afirmaram hoje, que ganharam controlo total de Al-Dollar, um distrito central residencial, em Sirte, após confrontos que mataram cinco dos seus membros e feriram outros 17.

A declaração, das forças do GNA, chegou depois de aeronaves norte-americanas terem lançado cinco ataques aéreos contra "múltiplos alvos em Sirte, atingindo membros e veículos do Estado Islâmico".

O pentágono afirmou que os 'raids' foram levados a cabo de modo a responder a um pedido de Fayez al-Sarraj, chefe do governo da união.

"Estamos a trabalhar em parceria com eles [GNA] para assegurar que o Estado Islâmico não ganha um reduto na Líbia, mesmo que a Líbia esteja agora a começar um longo processo para estabelecer um governo funcional e sistema de segurança", acrescentou o Presidente.

Um porta-voz das relações públicas das forças do Governo de Unidade Nacional afirmou que os últimos ataques aéreos destruíram um lançador de misseis e um veículo do Daesh.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.