sicnot

Perfil

Mundo

Forças Líbias avançam sobre Daesh e os EUA continuam ataques aéreos

Forças líbias afirmaram esta terça-feira que vão avançar contra o bastião 'jihadista' em Sirte, enquanto Washington conduziu um segundo dia de ataques aéreos contra o Daesh.

O Presidente dos Estados Unidos defendeu os dois dias seguidos de ataques aéreos, dizendo que essas ações são do melhor interesse dos norte-americanos.

O bastião do Daesh tem sido abalado pelos conflitos entre os 'jihadistas' e soldados aliados ao Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido e apoiado pela ONU e pela União Europeia.

A cidade, a 450 quilómetros a este de Tripoli, tem sido controlada pelo Daesh, desde junho de 2015, e a sua perda seria um golpe para as frentes 'jihadistas'.

Forças leais ao GNA afirmaram hoje, que ganharam controlo total de Al-Dollar, um distrito central residencial, em Sirte, após confrontos que mataram cinco dos seus membros e feriram outros 17.

A declaração, das forças do GNA, chegou depois de aeronaves norte-americanas terem lançado cinco ataques aéreos contra "múltiplos alvos em Sirte, atingindo membros e veículos do Estado Islâmico".

O pentágono afirmou que os 'raids' foram levados a cabo de modo a responder a um pedido de Fayez al-Sarraj, chefe do governo da união.

"Estamos a trabalhar em parceria com eles [GNA] para assegurar que o Estado Islâmico não ganha um reduto na Líbia, mesmo que a Líbia esteja agora a começar um longo processo para estabelecer um governo funcional e sistema de segurança", acrescentou o Presidente.

Um porta-voz das relações públicas das forças do Governo de Unidade Nacional afirmou que os últimos ataques aéreos destruíram um lançador de misseis e um veículo do Daesh.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira