sicnot

Perfil

Mundo

Governo turco divide serviços secretos

O governo da Turquia vai dividir os poderosos serviços secretos (MIT) em duas entidades, uma para a espionagem externa e outra para a vigilância interna, noticiou hoje o jornal turco Hurriyet.

O MIT foi alvo de duras críticas depois da tentativa de golpe de Estado de 15 de julho, efetuada por um grupo de militares contra o presidente Recep Tayyip Erdogan e o seu governo.

O chefe de Estado turco lamentou que o MIT tenha demorado muito tempo a informar a presidência dos acontecimentos, afirmando ter tomado conhecimento da tentativa de golpe de Estado pelo cunhado.

Na segunda-feira, o vice-primeiro-ministro Numan Kurtulmus declarou "estar prevista" uma restruturação dos serviços secretos, depois de Erdogan ter já procedido a uma profunda reforma das forças armadas.

De acordo com o Hurriyet, a futura agência de vigilância interna estará, em grande parte, a cargo da polícia e da guarda, duas instituições que dependem agora do ministério do Interior, na sequência das reformas adotadas depois da tentativa de golpe de Estado.

Os serviços encarregados da espionagem externa vão depender diretamente da presidência, que vai também dispor de uma unidade coordenadora das atividades das duas novas agências.

O poder turco está a limitar os privilégios das forças armadas depois da tentativa de golpe de Estado, entregando mais competências às autoridades civis.

"É necessário criar um sistema onde ninguém possa voltar a cometer um golpe de Estado", com um "sistema de informações da mais alta qualidade", afirmou na segunda-feira o vice-primeiro-ministro turco.

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.