sicnot

Perfil

Mundo

Kremlin nega contactos entre Presidente Putin e candidato Trump

O Kremlin negou esta terça-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, teve contactos com o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar da troca de elogios mútua.

"Já dissemos muitas vezes. O Presidente Putin nunca teve contacto com o Trump. Nunca conversou com ele, nem por telefone", disse Dmitry Peskov, diplomata russo, em declarações ao canal norte-americano NBC, segundos os meios de comunicação russos.

Lamentou ainda que "os ataques à Rússia são frequentes durante as eleições norte-americanas", referindo-se às acusações da envolvência russa no ataque pirata a milhares de e-mails do Comité Nacional Democrata (DNC) de forma a favorecer Donald Trump, algo que o Kremlin considera "absurdo".

Trump já expressou, por diversas vezes, a sua vontade de manter boas relações com o chefe do Kremlin, que recentemente descreveu o candidato republicano como uma "pessoa brilhante".

O atual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que se o envolvimento da Rússia no ciberataque à DNC for confirmado, vai representar um "verdadeiro problema", contudo não mudará "drasticamente" a relação "já dura e difícil" entre ambos os países.

"As afirmações de que a Rússia dirige as ações dos piratas são absurdas (...) não há dúvida de que as estruturas governamentais russas não estão envolvidas e nunca se dedicaram ao ciberterrorismo", disse a candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton.

Vladimir Putin acusou diretamente a candidata Clinton de instigar as finais de 2011 dos maiores protestos antigovernamentais da história russa, depois das alegações de fraude a favor do partido do Kremlin nas eleições legislativas.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.