sicnot

Perfil

Mundo

Vinte e dois soldados líbios morreram na explosão de um carro bomba

Pelo menos 22 soldados leais ao parlamento de Tobruk morreram esta terça-feira quando um carro bomba explodiu, à passagem de viaturas militares na zona de Al Qawarisha, em Bengasi (este da Líbia), informou uma fonte militar.

Segundo a mesma fonte, o atentado causou também mais de 30 feridos entre os soldados das forças Al Karama, dirigidas por Jalifa Hafter.

Entre os mortos figuram dois líderes das milícias de Al Saiga (Relâmpago) e 146 apoiantes da Al Karama, sob o comando do atual chefe do Exército líbio, Jalifa Hafter.

A Líbia está imersa em guerra-civil, um facto explorado pelos grupos 'jihadistas', desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011.

Atualmente existem três autoridades na Líbia: uma em Tripoli, que a ONU considera rebelde, outra em Tobruk, que é reconhecida internacionalmente e uma terceira reconhecida e apoiada pela ONU e pela União Europeia, o Governo de Unidade Nacional.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.