sicnot

Perfil

Mundo

Autocarro capaz de passar sobre engarrafamentos testado nas ruas de Qinhuangdao, China

CCTV News

Um autocarro em forma de ponte capaz de evitar os engarrafamentos de trânsito passando por cima de outros automóveis e com espaço para 300 passageiros foi hoje testado nas ruas da cidade de Qinhuangdao, nordeste da China.

As imagens do Autocarro Elevado de Trânsito (TEB-1, na sigla em inglês), que tem 22 metros de comprimento, 4,8 de altura e 7,8 de largura, foram exibidas no canal oficial CCTV.

O primeiro TEB circulou apenas por 300 metros, mas os seus criadores acreditam que este possa vir a integrar a rede urbana de transportes públicos no futuro, com autocarros capazes de transportar até 1.200 pessoas.

O novo autocarro tem 22 m de comprimento, 4,8 de altura e 7,8 de largura

O novo autocarro tem 22 m de comprimento, 4,8 de altura e 7,8 de largura

© China Stringer Network / Reuters

O formato do veículo, que se apoia sobre as bermas da estrada e é elevado, constituindo uma espécie de ponte móvel, permite aos restantes automóveis circularem por baixo deste.

Imagens do interior do Autocarro Elevado de Trânsito (TEB-1)

Imagens do interior do Autocarro Elevado de Trânsito (TEB-1)

© China Stringer Network / Reuters

A ideia de um veículo que possa evitar os engarrafamentos tem vindo a ser estudado pela China há muitos anos, sendo que a demonstração de hoje não é ainda o produto final, visto este modelo ter dificuldades em fazer as curvas.

O TEB 1 após a realização da viagem experimental nas ruas de Qinhuangdao

O TEB 1 após a realização da viagem experimental nas ruas de Qinhuangdao

© China Stringer Network / Reuters

Lusa

  • Autocarro do futuro circula por cima dos carros
    1:11

    Mundo

    O autocarro do futuro foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia de Pequim, na ChinaChama-se "bus-way" e mistura conceitos de metro e autocarro. Prevê transportar 1.200 pessoas e resolver problemas de tráfego no país mais populoso do mundo. e reduzir a poluição. Circula num sistema de carris por cima da estrada e dos carros. A altura vai variar entre 4,5m e 4,7m e a largura será de 7,8 m. A parte que permite passar sobre o trânsito estará a cerca de dois metros de altura do solo.O primeiro teste deverá ser feito em 2017 na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei, no norte do país.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.