sicnot

Perfil

Mundo

Ban Ki-moon expressa "profunda preocupação" com ensaio norte-coreano de mísseis

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon expressou "profunda preocupação" com o ensaio de mísseis efetuado esta quarta-feira pela Coreia do Norte e que está na base da realização de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança.

"Uma vez mais estamos profundamente preocupados com o último lançamento de mísseis", disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, na sua conferência de imprensa diária.

Para o chefe das Nações Unidas, este tipo de ações "minam seriamente a paz e a estabilidade" na região.

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se novamente de emergência, a pedido dos Estados Unidos e do Japão.

A Coreia do Norte lançou hoje dois mísseis balísticos de médio alcance, mas um terá explodido logo após a descolagem, segundo fontes militares norte-americanas.

O segundo caiu no Mar do Japão, cerca de 250 quilómetros ao largo da costa norte do Japão e dentro da Zona Económica Exclusiva (ZEE) japonesa.

É a primeira vez que um míssil norte-coreano cai em águas territoriais japonesas.

A reunião do Conselho de Segurança começa às 16:00 locais (21:00 em Lisboa).

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem condenado repetidamente os lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte. Desde o primeiro, em 2006, o país foi alvo de cinco pacotes de sanções da ONU.

Lusa

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias