sicnot

Perfil

Mundo

Empresa norte-americana recebe autorização para enviar cápsula para a Lua

A lua de Saturno Iapetus captada pela sonda Cassini da NASA em setembro de 2007.

Uma empresa norte-americana recebeu o acordo do Governo para enviar uma cápsula não ocupada para a Lua no próximo ano, o que representa uma estreia para uma empresa privada.

Até agora apenas os governos dos Estados Unidos, da China e da então União Soviética enviaram engenhos para a Lua.

"Somos livres de explorar a Lua para saber mais e encontrar recursos para o bem de toda a humanidade", afirmou Bob Richards, administrador da 'start-up' Moon Express, fundada em 2010 e baseada no Cabo Canaveral, na Florida.

Segundo a agência France Presse, a autorização à 'Moon Express' foi dada pela agência federal de aviação norte-americana, que consultou previamente a Casa Branca e a agência espacial norte-americana, a NASA.

A empresa ainda não começou a construção da cápsula, batizada como MX-1, mas prevê que a descolagem ocorra em finais de 2017 através de um foguetão produzido por outra 'start-up'.

As 'start-up' são geralmente empresas recém-criadas e que procuram a inovação.

Lusa

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30