sicnot

Perfil

Mundo

Empresa norte-americana recebe autorização para enviar cápsula para a Lua

A lua de Saturno Iapetus captada pela sonda Cassini da NASA em setembro de 2007.

Uma empresa norte-americana recebeu o acordo do Governo para enviar uma cápsula não ocupada para a Lua no próximo ano, o que representa uma estreia para uma empresa privada.

Até agora apenas os governos dos Estados Unidos, da China e da então União Soviética enviaram engenhos para a Lua.

"Somos livres de explorar a Lua para saber mais e encontrar recursos para o bem de toda a humanidade", afirmou Bob Richards, administrador da 'start-up' Moon Express, fundada em 2010 e baseada no Cabo Canaveral, na Florida.

Segundo a agência France Presse, a autorização à 'Moon Express' foi dada pela agência federal de aviação norte-americana, que consultou previamente a Casa Branca e a agência espacial norte-americana, a NASA.

A empresa ainda não começou a construção da cápsula, batizada como MX-1, mas prevê que a descolagem ocorra em finais de 2017 através de um foguetão produzido por outra 'start-up'.

As 'start-up' são geralmente empresas recém-criadas e que procuram a inovação.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07