sicnot

Perfil

Mundo

Erupções vulcânicas na Indonésia perturbam tráfego aéreo

Reuters

​O encerramento de dois aeroportos nas ilhas do sudeste asiático (Lombok e Ternate) e o cancelamento de voos para a ilha turística de Bali deveu-se às erupções vulcânicas dos últimos dias na Indonésia, anunciaram hoje as autoridades.

O vulcão Gamala, situado na ilha de Ternate, no arquipélago das Molucas, entrou hoje de manhã em erupção, após um sismo moderado na região, emitindo nuvens de cinza até aos 600 metros de altura e obrigando o encerramento do aeroporto da ilha, informou hoje a Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB).

"Apelou-se à população que mantivesse a calma", declarou Sutopo Purwo Nugroho, o porta-voz da BNPB, acrescentando que as autoridades não optaram pela retirada dos habitantes.

No sul, o aeroporto da ilha de Lombok foi encerrado durante a noite de segunda-feira até terça-feira, devido a uma espessa nuvem de cinzas proveniente da erupção do vulcão Rinjani, o que levou ao cancelamento de 29 voos domésticos e internacionais para Lombok.

O aeroporto de Bali, que anualmente atrai dez milhões de turistas estrangeiros, permaneceu aberto. Mas vários voos que ligam Lombok a Bali foram cancelados.

Pelo menos 129 vulcões ativos estão listados na Indonésia, um arquipélago situado no Anel de Fogo do Pacífico e conhecido por uma linha de vulcões que faz fronteira com o oceano pacífico, localizada entre várias placas tectónicas, cujo movimento cria uma intensa atividade geológica como sismos ou maremotos.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.