sicnot

Perfil

Mundo

Japão diz que novo lançamento de míssil pela Coreia do Norte é "grave ameaça"

© Toru Hanai / Reuters

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, considerou hoje uma "grave ameaça" o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte para o Mar do Japão, o qual terá caído a 250 quilómetros da costa japonesa.

"É uma grave ameaça contra a segurança do nosso país", disse Abe aos jornalistas.

"Este é um ato ultrajante que não pode ser tolerado", acrescentou.

Segundo os cálculos do Governo japonês, o míssil foi lançado hoje a partir da costa oeste da Coreia do Norte e percorreu cerca de mil quilómetros antes de cair a cerca de 250 quilómetros da costa de Akita, no norte do arquipélago nipónico.

Esta é a primeira vez desde 1988 que um míssil norte-coreano cai numa zona económica exclusiva do Japão, com o Governo nipónico a temer pela segurança das suas atividades marítimas e aeronáuticas.

Trata-se do primeiro lançamento de mísseis feito por Pyongyang desde 19 de julho, quando lançou dois mísseis de curto alcance e um de médio alcance.

O novo lançamento é uma aparente nova demonstração contra o sistema antimíssil THAAD, dos Estados Unidos da América, que deverá ser instalado na Coreia do Sul, segundo fontes militares sul-coreanas.

Os Estados Unidos também já condenaram o novo ensaio por parte de Pyongyang, através do respetivo Departamento de Estado, que declarou que o país está preparado para se defender e aos seus aliados de quaisquer provocações da Coreia do Norte.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42