sicnot

Perfil

Mundo

PM turco diz que serviços secretos avisaram o exército sobre o golpe mas não o Governo

© Umit Bektas / Reuters

Os serviços secretos da Turquia (MIT) avisaram o exército da tentativa de golpe de Estado de 15 de julho, mas não informaram o Governo, disse o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, numa entrevista divulgada pela imprensa turca.

"Às 15:00 horas (13:00 horas em Lisboa) do dia 15 de julho, um comandante informou o MIT. Ele disse que neste mesmo dia seriam atacados. Perguntei ao MIT porque não nos informaram e não me responderam", disse Yildirim numa entrevista emitida na noite de terça-feira pela CNNTurk.

Binali Yildirim disse ainda que questionou diretamente o chefe do MIT sobre os acontecimentos não terem sido relatados ao Presidente e ao primeiro-ministro.

"Que o chefe do Estado Maior seja informado é totalmente natural, claro, mas deveria ter falado ao mesmo tempo com o primeiro-ministro, porque é dependente dele. Entretanto, não me respondeu nada, não me disse nada", acrescentou.

Segundo um comunicado das Forças Armadas, emitido poucos dias depois da tentativa de golpe falhado, o MIT havia informado às 16:00 horas (14:00 horas em Lisboa) a chefia militar e esta deu ordens para não permitir a saída de tanques e aviões dos quartéis.

As ordens foram desobedecidas pelos golpistas, iniciaram um movimento de tropas durante à noite, cinco horas e meia depois do aviso.

O Governo teve notícia do golpe uma hora mais tarde, quando caças já sobrevoavam Ancara e Istambul, e o Presidente, Recep Tayyip Erdogan, afirmou ter sido informado pelo seu cunhado.

Erdogan propôs que o MIT passe a depender da Presidência, para o qual depende do apoio da oposição, e referiu ainda que acontecerá uma profunda reforma nos serviços de informação da Turquia.

Na mesma entrevista, Yildirim disse que até ao momento 58.000 funcionários, incluindo cerca de 23.000 professores, foram suspensos dos cargos como medida contra as redes de simpatizantes do clérigo exilado Fethullah Gulen, acusado pelo Governo de ser o líder da tentativa de golpe.

Segundo o jornal turco Hurriyet, durante a reunião com o chefe do Estado Maior norte-americano, Joseph Dunford, segunda-feira em Ancara, o primeiro-ministro turco insistiu que Washington deve extraditar Gulen para a Turquia.

O clérigo vive nos Estados Unidos desde 1999.

"Esperávamos dos Estados Unidos uma posição mais firme e mais determinada (sobre o golpe). Se este homem permanecer lá, teremos um grande problema", disse Yildirim a Dunford, de acordo com o jornal turco.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.