sicnot

Perfil

Mundo

"Sem vacinas não há benefícios fiscais" faz aumentar vacinação de crianças australianas

© Amir Cohen / Reuters

Desde que o Governo australiano introduziu a política de não atribuir benefícios fiscais às famílias que não vacinavam as crianças que a taxa de vacinação aumentou. A medida teve de ser implementada porque estavam a surgir surtos de doenças evitáveis com vacinas.

A campanha "No jab no pay" (tradução à letra "sem pica não há pagamento"), introduzida a 1 de janeiro deste ano, fez com que mais 5738 crianças australianas tenham sido inoculadas e outras 148 mil tenham colocado as vacinas em dia, revela um relatório do Governo australiano.

A taxa de vacinação atinge agora 93% das crianças entre um e cinco anos, pela primeira vez na Austrália.

"Estávamos perante um ressurgimento de doenças de que há anos nos tínhamos visto livres", explicou o ministro dos Assuntos Sociais Christian Porter à ABC News. Doenças como o sarampo ou a tosse convulsa, esta última com mais mil casos novos em 2015.

A política "No jab no pay" prevê que os pais que recusem vacinar os filhos fiquem sem poder receber os benefícios fiscais relativos à família e impedidos de inscrever crianças na rede pública de ensino pré-escolar.

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.