sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade Earl transformou-se em furacão e deve atingir terra brevemente

A tempestade Earl transformou-se num furacão perto da costa do Belize e sobre o norte da costa das Honduras, ao atingir ventos na ordem dos 120 quilómetros/horas, informou esta quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Um avião da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera determinou que o "Earl" se desloca para oeste a uma velocidade de 22 quilómetros/hora e está localizado a 110 quilómetros a noroeste da ilha Roatan, nas Honduras, e a 240 quilómetros a este da cidade de Belize, no Belize.

O "Earl", que se formou terça-feira a noroeste do Caribe, está perto das ilhas das Honduras, que está em alerta vermelho, esperando-se que atinja terra no Belize ainda hoje ou durante a manhã de quinta-feira, segundo o CNH.

Num boletim divulgado às 16:00 locais (22:00 em Lisboa), o centro meteorológico informou que o "Earl", a quinta tempestade tropical da temporada, deverá diminuir de intensidade quando tocar em terra.

O Governo das Honduras emitiu um aviso de furacão para as ilhas.

Também foi emitido um aviso de furacão para o norte de Puerto Costa Maya, no México.

O furacão deverá provocar chuva de grande intensidade, incluindo no Belize, Honduras, Guatemala e na Península de Yucatán, no México.

O "Earl" foi classificado na categoria 1 na escalda de intensidade de Saffir-Simpson e é o segundo furacão da temporada, que decorre entre junho e novembro.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera prevê para este ano a formação de entre 10 e 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito podem chegar a furacões.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.