sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade Earl transformou-se em furacão e deve atingir terra brevemente

A tempestade Earl transformou-se num furacão perto da costa do Belize e sobre o norte da costa das Honduras, ao atingir ventos na ordem dos 120 quilómetros/horas, informou esta quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Um avião da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera determinou que o "Earl" se desloca para oeste a uma velocidade de 22 quilómetros/hora e está localizado a 110 quilómetros a noroeste da ilha Roatan, nas Honduras, e a 240 quilómetros a este da cidade de Belize, no Belize.

O "Earl", que se formou terça-feira a noroeste do Caribe, está perto das ilhas das Honduras, que está em alerta vermelho, esperando-se que atinja terra no Belize ainda hoje ou durante a manhã de quinta-feira, segundo o CNH.

Num boletim divulgado às 16:00 locais (22:00 em Lisboa), o centro meteorológico informou que o "Earl", a quinta tempestade tropical da temporada, deverá diminuir de intensidade quando tocar em terra.

O Governo das Honduras emitiu um aviso de furacão para as ilhas.

Também foi emitido um aviso de furacão para o norte de Puerto Costa Maya, no México.

O furacão deverá provocar chuva de grande intensidade, incluindo no Belize, Honduras, Guatemala e na Península de Yucatán, no México.

O "Earl" foi classificado na categoria 1 na escalda de intensidade de Saffir-Simpson e é o segundo furacão da temporada, que decorre entre junho e novembro.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera prevê para este ano a formação de entre 10 e 16 tempestades tropicais, das quais entre quatro e oito podem chegar a furacões.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.