sicnot

Perfil

Mundo

Tratamento experimental contra cancro da mama avança nos EUA

(SIC/ Arquivo)

A agência norte-americana dos medicamentos (FDA) atribuiu o estatuto de avanço terapêutico ao tratamento experimental LEE011 para uma forma agressiva do cancro da mama, da farmacêutica suíça Novartis.

O tratamento experimental faz parte de uma nova classe de medicamentos que tem como efeito abrandar a progressão do cancro, ao impedir a ação de duas proteínas que fazem as células cancerígenas crescerem e dividirem-se num curto espaço de tempo, explicou em comunicado o grupo farmacêutico sedeado na cidade suíça de Basileia.

O estatuto de avanço terapêutico permite acelerar os procedimentos de exame para as pacientes com cancro da mama tipo HR+/HER2-, uma forma agressiva de cancro. Foi atribuído pela Food and Drug Administration (FDA) depois de ter analisado o estudo Monaleesa-2.

O estudo, que visava avaliar a eficácia do tratamento em mulheres com cancro da mama que já tiveram a menopausa e que não receberam nenhuma terapia antes, obteve resultados positivos e atestou uma melhoria significativa na vida das pacientes, sem progressão da doença.

Os resultados vão ser apresentados num próximo congresso de medicina e vão servir de base para debate com as autoridades sanitárias americanas e europeias, afirmou a Novartis.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.