sicnot

Perfil

Mundo

UNESCO pondera classificar maravilhas em alto mar como património da humanidade

A UNESCO está a analisar a integração de maravilhas situadas em alto mar na sua lista de património da humanidade, à qual não tiveram até agora acesso por estarem fora da jurisdição dos Estados, indicou a organização.

O relatório "Património mundial do alto mar: uma ideia que está na altura de ponderar", hoje apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), defende que incluir tais lugares na lista contribuiria para a sua proteção.

"Como em terra firme, as profundezas e as zonas mais remotas dos oceanos albergam lugares únicos que merecem um reconhecimento igual ao concedido ao Parque Nacional do Grand Canyon, nos Estados Unidos, ou às ilhas Galápagos, do Equador", sublinhou no documento a diretora do Centro do Património Mundial da UNESCO, Mechtild Rossler.

Como exemplos de sítios que estariam abrangidos no âmbito da lista, a organização apontou cinco, entre os quais a Cúpula Térmica situada perto da Costa Rica, "um oásis oceânico que é habitat e local de reprodução de numerosas espécies ameaçadas".

Figuram também o Café dos Tubarões Brancos, "o único lugar em que se reúnem tubarões brancos em todo o Pacífico Norte", e os vestígios do lendário continente perdido da Atlântida, "uma ilha fóssil submersa em águas subtropicais do oceano Índico".

Completam a lista de exemplos dois sítios no Atlântico: o mar dos Sargaços, que "alberga um ecossistema em torno da concentração de algas flutuantes", e o Campo Hidrotermal da Cidade Perdida, "um lugar situado a 800 metros de profundidade, dominado por monólitos de carbonatos que podem atingir 60 metros de altura".

Estes lugares situam-se em zonas marinhas não protegidas contra ameaças como a contaminação, a excessiva exploração pesqueira, as alterações climáticas ou a navegação, alertou a UNESCO.

Atualmente, estas maravilhas não podem beneficiar do reconhecimento e da proteção da Convenção da UNESCO, porque só os Estados podem propor a sua inclusão na lista e a jurisdição destes não chega ao alto mar.

"São zonas expostas a ameaças como a contaminação ou o excesso de pesca, pelo que é fundamental mobilizar a comunidade internacional para garantir a sua preservação a longo prazo", comentou Dan Laffoley, assessor principal de Ciências Marinhas e Conservação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), coautora do relatório.

Lusa

  • "Estamos vivos"
    11:41

    Reportagem Especial

    Os incêndios de 15 de outubro provocaram sete milhões de euros de prejuízos em empresas da região Norte. Castelo de Paiva foi o concelho mais atingido, o fogo destruiu várias casas e empresas que davam trabalho a cerca de 200 pessoas. Um mês depois do incêndio, a Reportagem Especial da SIC foi ver o que está a ser feito para ajudar a população.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39

    Operação Marquês

    A Caixa Geral de Depósitos tentou cortar para metade o salário do presidente do Conselho de Administração de Vale do Lobo, mas não conseguiu. Diogo Gaspar Ferreira ganhava 420 mil euros por ano, quando o empreendimento estava enterrado em dívidas. A Autoridade Tributária estima também que o arguido da Operação Marquês não tenha declarado 400 mil euros pagos pelo aldeamento.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Político oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50