sicnot

Perfil

Mundo

Ataque no Afeganistão fere cinco turistas estrangeiros

Pelo menos seis pessoas, incluindo cinco turistas estrangeiros cuja nacionalidade não foi divulgada, ficaram hoje feridos num ataque à caravana em que seguiam, na província afegã de Herat, informaram fontes oficiais citadas pela AFP.

"Cinco turistas estrangeiros e o seu motorista ficaram feridos numa emboscada realizada por talibãs", disse um porta-voz do exército, Najibullah Najibi.

"A caravana foi emboscada pelos Talibã no distrito de Chesht-e-Sharif. Os turistas dirigiam-se de Herat para as províncias de Bamiyan e Ghor", disse por seu lado o porta-voz do governador de Herat, Jilani Farhad.

Os turistas viajavam sob a proteção de militares do exército afegão, que ripostaram e "vários talibãs ficaram mortos", informou.

A mesma fonte acrescentou que o veículo em que seguiam os turistas foi atingido por um tiro de rocket, mas os estrangeiros conseguiram sair.

Ficaram com ferimentos ligeiros e estão já a caminho de Herat, adiantou.

O ataque ocorreu no distrito de Chesht-e-Sharif, na província montanhosa e isolada de Ghor, no centro do Afeganistão, a meio caminho entre Bamyan e Herat, províncias ricas em património histórico e consideradas relativamente tranquilas para o país.

O ataque ainda não foi reivindicado pelos talibãs e a nacionalidade dos turistas não foi revelada até agora. Surge numa altura em que os militantes intensificam a sua ofensiva anual de verão, após uma breve trégua durante o Ramadão, que terminou no início de julho.

Viajar por estrada no Afeganistão é considerado cada vez mais arriscado, com os talibã e outros grupos armados a raptar e matar frequentemente os viajantes.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.