sicnot

Perfil

Mundo

Ataque no Afeganistão fere cinco turistas estrangeiros

Pelo menos seis pessoas, incluindo cinco turistas estrangeiros cuja nacionalidade não foi divulgada, ficaram hoje feridos num ataque à caravana em que seguiam, na província afegã de Herat, informaram fontes oficiais citadas pela AFP.

"Cinco turistas estrangeiros e o seu motorista ficaram feridos numa emboscada realizada por talibãs", disse um porta-voz do exército, Najibullah Najibi.

"A caravana foi emboscada pelos Talibã no distrito de Chesht-e-Sharif. Os turistas dirigiam-se de Herat para as províncias de Bamiyan e Ghor", disse por seu lado o porta-voz do governador de Herat, Jilani Farhad.

Os turistas viajavam sob a proteção de militares do exército afegão, que ripostaram e "vários talibãs ficaram mortos", informou.

A mesma fonte acrescentou que o veículo em que seguiam os turistas foi atingido por um tiro de rocket, mas os estrangeiros conseguiram sair.

Ficaram com ferimentos ligeiros e estão já a caminho de Herat, adiantou.

O ataque ocorreu no distrito de Chesht-e-Sharif, na província montanhosa e isolada de Ghor, no centro do Afeganistão, a meio caminho entre Bamyan e Herat, províncias ricas em património histórico e consideradas relativamente tranquilas para o país.

O ataque ainda não foi reivindicado pelos talibãs e a nacionalidade dos turistas não foi revelada até agora. Surge numa altura em que os militantes intensificam a sua ofensiva anual de verão, após uma breve trégua durante o Ramadão, que terminou no início de julho.

Viajar por estrada no Afeganistão é considerado cada vez mais arriscado, com os talibã e outros grupos armados a raptar e matar frequentemente os viajantes.

Lusa