sicnot

Perfil

Mundo

Ataque no Afeganistão fere cinco turistas estrangeiros

Pelo menos seis pessoas, incluindo cinco turistas estrangeiros cuja nacionalidade não foi divulgada, ficaram hoje feridos num ataque à caravana em que seguiam, na província afegã de Herat, informaram fontes oficiais citadas pela AFP.

"Cinco turistas estrangeiros e o seu motorista ficaram feridos numa emboscada realizada por talibãs", disse um porta-voz do exército, Najibullah Najibi.

"A caravana foi emboscada pelos Talibã no distrito de Chesht-e-Sharif. Os turistas dirigiam-se de Herat para as províncias de Bamiyan e Ghor", disse por seu lado o porta-voz do governador de Herat, Jilani Farhad.

Os turistas viajavam sob a proteção de militares do exército afegão, que ripostaram e "vários talibãs ficaram mortos", informou.

A mesma fonte acrescentou que o veículo em que seguiam os turistas foi atingido por um tiro de rocket, mas os estrangeiros conseguiram sair.

Ficaram com ferimentos ligeiros e estão já a caminho de Herat, adiantou.

O ataque ocorreu no distrito de Chesht-e-Sharif, na província montanhosa e isolada de Ghor, no centro do Afeganistão, a meio caminho entre Bamyan e Herat, províncias ricas em património histórico e consideradas relativamente tranquilas para o país.

O ataque ainda não foi reivindicado pelos talibãs e a nacionalidade dos turistas não foi revelada até agora. Surge numa altura em que os militantes intensificam a sua ofensiva anual de verão, após uma breve trégua durante o Ramadão, que terminou no início de julho.

Viajar por estrada no Afeganistão é considerado cada vez mais arriscado, com os talibã e outros grupos armados a raptar e matar frequentemente os viajantes.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.