sicnot

Perfil

Mundo

Cuba reportou dois novos casos de Zika

reuters

Dois novos casos de infeção pelo vírus Zika foram diagnosticados em Cuba em pessoas que não viajaram para outro país, informou hoje o Ministério de Saúde Pública.

Os dois casos não importados foram confirmados esta segunda-feira na cidade oriental de Holguín e somam-se ao de uma jovem de 21 anos de Havana, diagnosticado em março.

Os dois pacientes diagnosticados com o vírus Zika em Holguín, a cerca de 750 quilómetros a leste de Havana, foram internados após apresentarem sintomas da doença, segundo o comunicado do Ministério, divulgado pela televisão estatal.

Os doentes apresentam uma "evolução favorável".

O primeiro caso de vírus Zika em Cuba foi importado por uma médica venezuelana de 28 anos em fevereiro.

As autoridades de saúde confirmaram 33 casos de infeção com o vírus Zika na ilha, 30 deles importados, incluindo duas mulheres grávidas, e três autóctones.

O Zika não é geralmente uma doença mortal, mas a incidência em mulheres grávidas tem sido relacionada com casos de microcefalia e outras malformações nos bebés.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.