sicnot

Perfil

Mundo

Cuba reportou dois novos casos de Zika

reuters

Dois novos casos de infeção pelo vírus Zika foram diagnosticados em Cuba em pessoas que não viajaram para outro país, informou hoje o Ministério de Saúde Pública.

Os dois casos não importados foram confirmados esta segunda-feira na cidade oriental de Holguín e somam-se ao de uma jovem de 21 anos de Havana, diagnosticado em março.

Os dois pacientes diagnosticados com o vírus Zika em Holguín, a cerca de 750 quilómetros a leste de Havana, foram internados após apresentarem sintomas da doença, segundo o comunicado do Ministério, divulgado pela televisão estatal.

Os doentes apresentam uma "evolução favorável".

O primeiro caso de vírus Zika em Cuba foi importado por uma médica venezuelana de 28 anos em fevereiro.

As autoridades de saúde confirmaram 33 casos de infeção com o vírus Zika na ilha, 30 deles importados, incluindo duas mulheres grávidas, e três autóctones.

O Zika não é geralmente uma doença mortal, mas a incidência em mulheres grávidas tem sido relacionada com casos de microcefalia e outras malformações nos bebés.

Lusa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.