sicnot

Perfil

Mundo

Emitido mandado de captura contra Fethullah Gülen

Um tribunal de Istambul emitiu esta quinta-feira um mandado de captura dirigido a Fethullah Gülen, o clérigo turco exilado nos Estados Unidos, acusado por Ancara de ser o mentor do fracassado golpe de Estado, anunciou a agência noticiosa Anadolu.

O mandado de captura acusa o ex-imã, exilado no Estado da Pensilvânia desde 1999, de "ter ordenado a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho", que fez vacilar o poder durante algumas horas e provocou 272 mortos.

Esta decisão abre caminho a um pedido formal de extradição do "principal inimigo" do Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e que deverá ser dirigido a Washington.

Os mais altos responsáveis turcos já exigiram por numerosas vezes aos Estados Unidos a extradição de Gülen.

As autoridades norte-americanas solicitaram por sua vez o envio de provas sobre o envolvimento de Gülen na tentativa de derrube do poder em Ancara.

A Turquia afirma ter já enviado por duas vezes dossiês sobre o papel de Gülen no golpe de Estado, mas o antigo aliado do Presidente Erdogan tem desmentido todas as acusações.

O dossiê sobre a extradição arrisca-se a originar uma crise duradoura nas relações turco-americanas.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.