sicnot

Perfil

Mundo

Ucrânia vai construir fábrica de combustível nuclear com a Westinghouse

© Benoit Tessier / Reuters

A Ucrânia vai construir uma fábrica de produção de combustível nuclear com o grupo norte-americano Westinghouse para reduzir a dependência energética do país face à Rússia, anunciou em Kiev o ministro da Energia.

"Chegámos a acordo sobre a construção de uma fábrica de combustível nuclear em território ucraniano", disse o ministro Igor Nassalik durante uma conferência de imprensa, sem fornecer mais pormenores.

No entanto, acrescentou um outro acordo com o grupo norte-americano, filial do conglomerado japonês Toshiba, relativo a entregas suplementares de combustível nuclear para as centrais ucranianas.

A Ucrânia, ex-república soviética, permanece dependente da Rússia em termos energéticos, e quando as relações entre os dois países atingiram uma situação crítica na sequência da anexação da Crimeia por Moscovo em março de 2014, seguido do conflito armado no leste separatista pró-russo, que provocou mais de 9.500 mortos e milhares de feridos e desalojados em cerca de dois anos.

Nassalik recordou que a Rússia fornece atualmente cerca de 95% do combustível nuclear para as centrais ucranianas.

Por sua vez, a Westinghouse está presente no mercado ucraniano há vários anos. Em 2014, Kiev e o grupo norte-americano anunciou o prolongamento do acordo de cooperação até 2020.

Em junho, um destacado diplomata russo, Mikhaïl Oulianov, referiu recear "incidentes", ao considerar que o combustível da Westinghouse está inadaptado ao funcionamento as centrais ucranianas de conceção soviética.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.