sicnot

Perfil

Mundo

Britânico detido em Lisboa por suspeita de homicídio em 1994 já foi extraditado

O homem de nacionalidade britânica que foi detido em Lisboa na terça-feira, acusado do homicídio de uma criança de seis anos, em 1994, já foi extraditado, informou hoje fonte do Tribunal da Relação de Lisboa.

"Foi extraditado na quinta-feira", disse à Lusa fonte da Relação, adiantando que o suspeito "pediu para ser extraditado".

O homem de 35 anos foi localizado e detido pela Polícia Judiciária no âmbito do cumprimento de um mandado de detenção europeu e estava também "indiciado como autor de um incêndio ocorrido numa esquadra de polícia", referiu a polícia em comunicado.

De acordo com a edição online do jornal Daily Mail, James Watson é suspeito do assassinato de Rikki Neave, que "foi encontrada estrangulada até à morte" em 1994, na propriedade onde Watson cresceu, em Peterborough, Cambridgeshire.

O jornal britânico avançou que, em abril deste ano, o homem foi preso pelo crime (que terá cometido no início da adolescência), mas "foi libertado sob fiança". Depois, terá fugido de autocaravana do Reino Unido.

"Julga-se que James Watson e um amigo pretendiam esconder-se em Portugal, mas o parceiro não concordou, o que o levou a querer voltar para casa", acrescentou.

Na terça-feira, na tentativa de retornar ao Reino Unido, Watson foi preso por agentes locais em Lisboa.

O suspeito permaneceu sob custódia em Portugal até começar o processo de extradição.

Lusa

  • Britânico suspeito de homícidio de criança vai ser extraditado
    0:52

    País

    O britânico James Watson vai ser presente a um juíz do Tribunal da Relação de Lisboa que irá determinar as medidas de coação e a extradição para o Reino Unido. Watson, era procurado pela polícia do Reino Unido depois de em abril ter sido detido e constituído arguido no processo de um homicídio de uma criança de 6 anos, ocorrido em 1994.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.