sicnot

Perfil

Mundo

Daesh captura 3 mil pessoas no Iraque

O autoproclamado Estado Islâmico capturou, esta quinta-feira, três mil desalojados que fugiam da violência na província iraquiana de Kirkuk, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"Esta manhã recebemos relatos de que o Estado Islâmico capturou, a 4 de agosto, até 3 mil deslocados" em Hawiga, na zona centro-norte do Iraque, quando "tentavam fugir para a cidade de Kirkuk", capital da província com o mesmo nome, explicou o porta-voz do ACNUR William Spindler.

O ACNUR afirma poder confirmar as informações, obtidas diretamente das autoridades locais ou em conversa com os deslocados.

Entre 20 e 21 de julho registaram-se bombardeamentos aéreos e confrontos em Hawiga, o que originou a deslocação de muitas famílias.

Uma operação militar ocidental contra o Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos, está em marcha no Iraque e no país vizinho, Síria, onde o movimento 'jihadista' perdeu terreno com os ataques, ainda que mantenha sob controlo vastas áreas e populações.

Mais de três milhões de iraquianos foram deslocados devido à violência armada desde 2014 e cerca de 220 mil estão refugiados em outros países.

As Nações Unidas calculam que no final deste ano 11 milhões de iraquianos precisem de ajuda humanitária.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00