sicnot

Perfil

Mundo

Japão mantém ordem para intercetar mísseis após testes norte-coreanos

© KCNA KCNA / Reuters

O Japão vai manter indefinidamente a ordem de intercetar mísseis, de forma a estar preparado no caso de futuros lançamentos que ameacem a segurança do país, depois de novos testes norte-coreanos, informou hoje a televisão pública japonesa NHK.

Segundo as mesmas notícias, o Governo do primeiro-ministro Shinzo Abe está a ultimar os preparativos para manter efetiva a ordem, que normalmente só era emitida quando se detetava a preparação de um lançamento.

Com esta decisão, o Japão pode ter preparados em permanência os seus sistemas antimísseis, de acordo com fontes do governo consultadas pela NHK.

A decisão está, aparentemente, motivada pelos sucessivos testes de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, que o Japão vê como uma ameaça para a sua segurança.

O lançamento mais recente ocorreu na quarta-feira, quando o regime norte-coreano lançou um míssil balístico de médio alcance a partir da sua costa sul-ocidental para as águas do Mar do Japão), assim como um segundo projétil que explodiu pouco depois do lançamento.

O Ministério da Defesa nipónico estima que o míssil lançado com sucesso tenha caído na água a 250 quilómetros da costa de Akita, no norte do arquipélago nipónico, uma zona económica exclusiva (ZEE) japonesa.

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.