sicnot

Perfil

Mundo

Papa vai canonizar Madre Teresa de Calcutá em setembro

A beata Teresa de Calcutá vai ser canonizada no dia 4 de setembro, numa cerimónia presidida pelo papa Francisco na praça de São Pedro, anunciou o Vaticano.

A canonização, decretada por Francisco a 15 de março, vai integrar os atos religiosos previstos para o dia, além da missa que começará às 10h30 (09h30 em Lisboa).

Teresa de Calcutá, fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade, vai ser canonizada um dia antes do 19.º aniversário da sua morte e durante o Ano Santo extraordinário da Misericórdia.

A canonização de Madre Teresa foi decidida depois de a Igreja católica ter aceitado, por unanimidade, a "cura extraordinária", por intercessão da futura santa, de um brasileiro, em 2008.

A aprovação pelo papa do segundo milagre, requisito fundamental para a canonização, encerrou o processo que levou à beatificação em 2003, durante o pontificado de João Paulo II, para quem Teresa de Calcutá era a "incansável benfeitora da humanidade".

Teresa de Calcutá, que se chamava Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopke (na altura território albanês) a 26 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá (Índia) a 5 de setembro de 1997. Foi proclamada beata a 19 de outubro de 2003, numa cerimónia presidida na praça de São Pedro, no Vaticano.

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.