sicnot

Perfil

Mundo

Popularidade de Angela Merkel cai a pique nos últimos meses

Reuters

Cerca de um terço dos alemães está descontente com a política para os refugiados do executivo de Berlim, liderado por Angela Merkel, segundo uma sondagem do canal público ARD.

A popularidade da chanceler alemã caiu 12% desde julho e nos últimos seis meses a queda foi de 47%. Este é o segundo pior resultado desde que foi eleita em 2013.

Em causa estão os ataques dos últimos meses e a política de porta aberta, que permitiu que mais de um milhão de migrantes e refugiados entrasse na Alemanha.

Desde meados de julho, o país já sofreu cinco ataques, sendo dois deles diretamente relacionados com o radicalismo islâmico. Ao todo morreram 15 pessoas - incluindo os quatro atacantes - e outras dezenas ficaram feridas.

Mesmo assim, tudo indica que Angela Merkel deverá concorrer para um quarto mandato, nas eleições a realizar no próximo ano.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.