sicnot

Perfil

Mundo

Popularidade de Angela Merkel cai a pique nos últimos meses

Reuters

Cerca de um terço dos alemães está descontente com a política para os refugiados do executivo de Berlim, liderado por Angela Merkel, segundo uma sondagem do canal público ARD.

A popularidade da chanceler alemã caiu 12% desde julho e nos últimos seis meses a queda foi de 47%. Este é o segundo pior resultado desde que foi eleita em 2013.

Em causa estão os ataques dos últimos meses e a política de porta aberta, que permitiu que mais de um milhão de migrantes e refugiados entrasse na Alemanha.

Desde meados de julho, o país já sofreu cinco ataques, sendo dois deles diretamente relacionados com o radicalismo islâmico. Ao todo morreram 15 pessoas - incluindo os quatro atacantes - e outras dezenas ficaram feridas.

Mesmo assim, tudo indica que Angela Merkel deverá concorrer para um quarto mandato, nas eleições a realizar no próximo ano.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.