sicnot

Perfil

Mundo

Popularidade de Angela Merkel cai a pique nos últimos meses

Reuters

Cerca de um terço dos alemães está descontente com a política para os refugiados do executivo de Berlim, liderado por Angela Merkel, segundo uma sondagem do canal público ARD.

A popularidade da chanceler alemã caiu 12% desde julho e nos últimos seis meses a queda foi de 47%. Este é o segundo pior resultado desde que foi eleita em 2013.

Em causa estão os ataques dos últimos meses e a política de porta aberta, que permitiu que mais de um milhão de migrantes e refugiados entrasse na Alemanha.

Desde meados de julho, o país já sofreu cinco ataques, sendo dois deles diretamente relacionados com o radicalismo islâmico. Ao todo morreram 15 pessoas - incluindo os quatro atacantes - e outras dezenas ficaram feridas.

Mesmo assim, tudo indica que Angela Merkel deverá concorrer para um quarto mandato, nas eleições a realizar no próximo ano.

  • Governo lança linha de crédito de 100 M€ para empresas situadas no interior

    País

    As políticas de valorização do interior, tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, abriram o debate quinzenal na Assembleia da República. O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai lançar uma linha de crédito de 100 milhões de euros destinada exclusivamente a pequenas e microempresas empresas situadas no interior, a par da reprogramação do Portugal 20/20.

    Direto

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.