sicnot

Perfil

Mundo

Protesto antirracista bloqueia ligação de Londres ao aeroporto de Heathrow

Twitter

Uma manifestação de um movimento antirracista bloqueou hoje a autoestrada de ligação ao aeroporto de Heathrow, em Londres, causando significativos engarrafamentos, segundo a polícia britânica.

Em comunicado, a propósito do bloqueio da autoestrada, a Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, informa que dez pessoas foram detidas durante a manifestação, quatro das quais continuam sob custódia.

O movimento Black Lives Matter (As vidas dos negros contam) deu um pré-aviso, quando, na quinta-feira, dia em que se cumpriam cinco anos após a morte de Mark Duggan, o movimento lançou um apelo, nas redes sociais, à realização de manifestações em todo o Reino Unido, sob a palavra de ordem "nationwide#shutdown" (bloquear o país).

"Cinco anos depois. Um dia depois da morte de Mark Duggan. Um dia antes dos motins. Um momento de raiva, reflexão e reconstrução. Um momento para uma ação nacional concertada", apelou o movimento, na sua página na rede social Facebook.

Mark Duggan, negro de 29 anos, identificado pela polícia como membro do gangue Tottenham Man Dem, foi baleado duas vezes por um agente, depois de, no veículo em que seguia, ter sido mandado parar por posse ilegal de arma.

O tiroteio, registado em Tottenham, no norte de Londres, a 4 de agosto de 2011, desencadeou violentos motins nas principais cidades do Reino Unido.

Uma comissão independente ilibou o polícia que o baleou, mas, quando foi morto, Mark Duggan não estava armado.

Uma das vias da autoestrada M4 -- que liga Londres ao aeroporto de Heathrow -- foi, entretanto, reaberta, mas a circulação continua muito complicada, reconheceu a polícia.

Citado pela agência britânica PA, um porta-voz de Heathrow, um dos aeroportos mais movimentados da Europa, o bloqueio não impediu os viajantes de chegarem aos voos a tempo.

O movimento Black Lives Matter -- criado em 2012, contra "os assassinatos extrajudiciais de pessoas negras por polícias e seguranças", segundo consta na sua página da internet -- já anunciou novos protestos para hoje em Londres, Nottingham e Manchester (Norte).

A polícia de West Midlands (Centro do país) informou, entretanto, ter detido um homem e quatro mulheres, por bloqueio de uma autoestrada no sudeste de Birmingham, a segunda cidade do país.

E o jornal The Sun noticia que os manifestantes também bloquearam a circulação nas linhas de elétrico de Nottingham (Centro).

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.