sicnot

Perfil

Mundo

Oscar Pistorius transportado para o hospital com ferimentos nos pulsos

© POOL New / Reuters

O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que cumpre uma pena de prisão de seis anos pelo homicídio da namorada, foi conduzido ao hospital com ferimentos nos pulsos, noticiou hoje a imprensa local.

"Tinha graves cortes nos pulsos e os médicos fizeram curativos nas feridas", disse ao jornal City Press um dos dois guardas que asseguram a segurança do hospital Pretória, adiantando ter encontrado facas na cela do atleta.

Durante a audiência do tribunal, na qual a sentença foi dada, o advogado de Oscar Pistorius argumentou que o atleta sofre de depressão grave e pediu ao juiz que não o enviasse para a prisão e permitisse o cumprimento da pena em prisão domiciliária.

Segundo o porta-voz das autoridades prisionais, Singabakho Nxumalo, Oscar Pistorius, de 29 anos, o antigo corredor paraolímpico foi escoltado de volta para a prisão depois de terem sido tratados os ferimentos, e seu o pai do atleta, Henke, confirmou o seu regresso à prisão.

Guardas consultados pelo jornal sul-africano afirmaram que Pistorius tem uma atitude de raiva na prisão, mantém grandes quantidades de droga não autorizada na cela e recebe tratamento preferencial dos funcionários.

Pistorius matou a namorada na manhã de 14 de fevereiro de 2013 em casa, na capital da África do Sul, disparando quatro vezes pela porta da casa de banho fechada.

O Sul-africano alegou que tinha confundido a namorada com um intruso e disparou em pânico, tendo tido uma primeira condenação de cinco anos de prisão que foi anulada pelo Supremo tribunal que considerou ter havido intenção clara de matar.

Pistorius nasceu com um problema genético que levou a uma amputação das pernas, abaixo dos joelhos, aos 11 meses de idade, e apesar disso alcançou o topo do atletismo nos Jogos de Londres de 2012, onde se tornou o primeiro atleta com as duas pernas amputadas competir nos Jogos Olímpicos com outros atletas não deficientes.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.