sicnot

Perfil

Mundo

Sede da conferência episcopal ortodoxa grega atacada com cocktails molotov

​A sede da conferência episcopal ortodoxa grega, no centro de Atenas, foi alvo de um ataque com cocktails molotov na madrugada de hoje, num novo ataque contra edifícios daquela Igreja.

Segundo informação da polícia, o ataque com quatro bombas incendiárias causou também danos nos veículos que se encontravam estacionados no pátio do edifício.

A polícia está a investigar as identidades dos autores do ataque.

"Não se tolerará nenhum ato de violência", disse num comunicado a porta-voz do governo, Olga Gerovasili, que realçou que a constituição grega garante a liberdade religiosa e a prática da religião sem obstáculos e que o Estado salvaguarda esse direito.

O principal partido da oposição - o conservador Nova Democracia - atribuiu os ataques à ausência de uma convicção clara por parte do partido governamental, o Syriza, de esquerda, que, apesar disso, também condenou os ataques num comunicado.

"Condenamos inequivocamente o incêndio que teve lugar no Mosteiro Petrakis na madrugada de segunda-feira. Ações deste tipo levam a uma intensificação dos reflexos conservadores da sociedade", refere um comunicado do Syriza.

Nas últimas semanas houve vários ataques semelhantes contra igrejas ortodoxas do país, como por exemplo em Atenas, Salónica ou Creta, ainda que não tenham causado graves danos.

Estes ataques não foram reivindicados, mas as autoridades consideram poderem estar relacionados com o despejo de vários edifícios ocupados por ativistas pró-refugiados em Salónica, onde deram alojamento a um grupo de migrantes e refugiados durante meses.

Um destes edifícios era um orfanato que não era usado e que era propriedade da igreja ortodoxa grega. O seu despejo desencadeou um protesto na catedral de Salónica, após o qual foram detidas 26 pessoas.

Os ataques a igrejas por todo a Grécia começaram depois deste incidente.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".