sicnot

Perfil

Mundo

Turquia detém cidadã norte-americana na fronteira com a Síria

​As autoridades turcas detiveram uma cidadã norte-americana suspeita de tentar entrar ilegalmente naquele país a partir da província de Hatay, na fronteira com a Síria, divulgou o diário turco Sabah.

Segundo o jornal, a mulher ficou ferida na Síria e foi destacada, na sexta-feira, uma operação de resgate que envolveu cinco aviões não tripulados (drones) norte-americanos, dois aviões militares e um de transporte.

Os aparelhos foram enviados desde a base aérea de Incirlik, estrutura localizada na província de Adana (sul da Turquia) utilizada pela NATO e pela aviação norte-americana.

Dois helicópteros turcos que patrulhavam a província de Hatay também integraram o dispositivo da operação.

Mas, a operação de resgate da norte-americana não foi realizada com sucesso e a mulher foi encontrada sexta-feira à noite, na mesma fronteira, por uma patrulha militar turca e transportada para uma esquadra local, acrescentou o jornal turco.

O diário noticiou que a mulher era uma "agente norte-americana", mas o governador de Hatay, Ercan Topaca, afirmou no domingo em declarações a uma agência noticiosa turca que a suspeita é uma "jornalista norte-americana, detida por tentar atravessar a fronteira de forma ilegal".

"Foi levada a um juiz e vai permanecer em prisão preventiva. O processo vai prosseguir. Por agora não sabemos se ela é ou não é uma espia", disse Ercan Topaca, que identificou a mulher como Snell Lindsteyer, que reside legalmente na Turquia.

Uma fonte diplomática norte-americana, citada pela agência noticiosa espanhola EFE, esclareceu que o nome da cidadã norte-americana avançado pela imprensa turca está incorreto.

A mesma fonte recusou-se a dar muitos pormenores, confirmando apenas a presença de uma cidadã norte-americana naquela zona.

A fonte diplomática advertiu que muitos dos pormenores avançados pela imprensa turca "não têm como base a realidade".

"O que podemos dizer é que se trata de uma civil, não tem absolutamente nenhuma relação com o governo dos Estados Unidos", indicou, recusando-se a confirmar a detenção da cidadã.

A fonte diplomática concluiu que a mulher recebeu assistência no consulado em Adana, responsável pela área, e que continua em território turco.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59