sicnot

Perfil

Mundo

Autocarro do futuro testado na China

Autocarro do futuro testado na China

A ideia foi apresentada na Feira Internacional de Tecnologia, na China e posta a circular, sob carris, a semana passada.O TEB-1 foi testado nas ruas da cidade de Qinhuangdao, nordeste da China. Serviu para avaliar sistema de travagem, aceleração e consumo de energia. O veículo pode atingir velocidades até 60 quilómetros por hora, anda em carris que são colocados nas bermas da estrada e move-se com recurso a energia elétrica e solar. Prevê transportar 1.200 pessoas e resolver problemas de tráfego no país mais populoso do mundo e reduzir a poluição.

  • Autocarro do futuro circula por cima dos carros
    1:11

    Mundo

    O autocarro do futuro foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia de Pequim, na ChinaChama-se "bus-way" e mistura conceitos de metro e autocarro. Prevê transportar 1.200 pessoas e resolver problemas de tráfego no país mais populoso do mundo. e reduzir a poluição. Circula num sistema de carris por cima da estrada e dos carros. A altura vai variar entre 4,5m e 4,7m e a largura será de 7,8 m. A parte que permite passar sobre o trânsito estará a cerca de dois metros de altura do solo.O primeiro teste deverá ser feito em 2017 na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei, no norte do país.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.