sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto vírus informático utilizado para espionagem

Um grupo de peritos em segurança informática descobriu um vírus altamente sofisticado escondido há pelo menos cinco anos em computadores, que batizaram com o nome de "Projeto Sauron" e que acreditam ter sido desenvolvido por um país.

Segundo um relatório publicado pela empresa de segurança Symantec, com sede em Mountain View (Califórnia, Estados Unidos), e o Laboratório Kaspersky de Moscovo (Rússia), o vírus está ativo desde 2011.

Entre as suas vítimas encontram-se agências governamentais, centros de investigação científica, organizações militares e instituições financeiras da Rússia, Irão, Ruanda, China, Suécia e Bélgica.

"O grupo utiliza um vírus conhecido como Remsec para realizar os seus ataques", afirmou a Symantec, destacando que é utilizado para espionagem.

Os peritos do laboratório russo definem o "Projeto Sauron" como uma "plataforma modular que facilita campanhas para a espionagem informática a longo prazo".

Lusa

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22