sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto vírus informático utilizado para espionagem

Um grupo de peritos em segurança informática descobriu um vírus altamente sofisticado escondido há pelo menos cinco anos em computadores, que batizaram com o nome de "Projeto Sauron" e que acreditam ter sido desenvolvido por um país.

Segundo um relatório publicado pela empresa de segurança Symantec, com sede em Mountain View (Califórnia, Estados Unidos), e o Laboratório Kaspersky de Moscovo (Rússia), o vírus está ativo desde 2011.

Entre as suas vítimas encontram-se agências governamentais, centros de investigação científica, organizações militares e instituições financeiras da Rússia, Irão, Ruanda, China, Suécia e Bélgica.

"O grupo utiliza um vírus conhecido como Remsec para realizar os seus ataques", afirmou a Symantec, destacando que é utilizado para espionagem.

Os peritos do laboratório russo definem o "Projeto Sauron" como uma "plataforma modular que facilita campanhas para a espionagem informática a longo prazo".

Lusa

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26