sicnot

Perfil

Mundo

Putin e Erdogan anunciam "roteiro" para normalizar relações russo-turcas

© Sergei Karpukhin / Reuters

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, estabeleceram um "roteiro" para a normalização das relações bilaterais, na primeira visita ao exterior do líder turco desde o fracassado golpe militar no país.

"Hoje marcámos o algoritmo dos sucessivos passos e dos objetivos primordiais para o restabelecimento eficaz das relações bilaterais", disse Putin na conferência de imprensa conjunta no palácio Konstantinovski, nos arredores de São Petersburgo.

A primeira decisão concreta no recomeço dos contactos bilaterais após nove meses de crise diplomática foi anunciada por Erdogan, ao referir que o projeto de gasoduto russo-turco TurkStream, que estava congelado, "vai ser realizado o mais depressa possível".

O líder do Kremlin destacou por seu turno a "grande importância" deste encontro no futuro das relações russo-turcas, mas admitiu que os dois países "têm um árduo trabalho pela frente para reanimar a cooperação económica e comercial".

Numa alusão ao forte recuo nas trocas comerciais entre os dois países nos últimos meses, Putin considerou que "a tendência é muito triste. Temos um difícil trabalho a fazer para reanimar a cooperação económica e comercial. Este processo já está em marcha mas necessita de tempo".

O chefe de Estado russo considerou existirem "todas as possibilidades para restabelecer plenamente a cooperação bilateral" e retomá-la "ao nível anterior à crise".

"Pensamos que as relações russo-turcas ainda se tornarão mais robustas", admitiu por sua vez Erdogan.

O líder do Kremlin manifestou disposição em levantar gradualmente as sanções impostas à Turquia na sequência do derrube em novembro de um bombardeiro russo por um caça turco junto à fronteira turco-síria, na origem da recente crise entre Moscovo e Ancara.

Após referir que os voos charter em direção à Turquia serão retomados em breve, uma medida essencial para a revitalização do turismo, Putin precisou que a construção da parte do gasoduto destinada ao mercado interno turco pode iniciar-se "muito em breve", mas sublinhou que a concretização do trajeto destinado a abastecer a União Europeia está dependente das garantias que Bruxelas deverá fornecer.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.