Turquia avisa que Gülen pode prejudicar relações com os EUA
09.08.2016 10h35
A Turquia, através do seu Ministro da Justiça, alertou os Estados Unidos para o eventual prejuízo das relações bilaterais com o caso do considerado "terrorista" Fetullah Gülen, atualmente exilado na Pensilvânia.
"Se Gülen não for extraditado, os Estados Unidos sacrificarão as relações (bilaterais) por causa desse terrorista", afirmou Bekir Bozdag, frisando que o sentimento antiamericano da população turca está a aumentar devido a este diferendo entre os dois membros da Aliança Atlântica (NATO).
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem vindo a acusar o imã Gulen de ter responsabilidades no golpe militar falhado em 15 de julho, o qual provocou 273 mortos e cerca de 2 mil feridos.
Entretanto, Erdogan reúne-se hoje em São Petersburgo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, com o objetivo de retomar a normalidade das relações entre Moscovo e Ancara, na primeira deslocação externa depois da intentona golpista.
"Será uma visita histórica, um novo começo. Nas conversações com o meu amigo Vladimir, creio que se abrirá uma nova página nas nossas relações bilaterais", afirmou o líder turco em entrevista à agência noticiosa russa Tass.
Putin foi um dos escassos dirigentes mundiais que apoiou Erdogan desde a primeira hora face aos acontecimentos de 15 de julho, ao contrário de Washington e de vários líderes europeus, sem críticas à repressão entretanto em curso e que já implicou a prisão de mais de 60 mil pessoas por alegada ligação ao Hizmet.
A cimeira russo-turca foi acordada depois de Erdogan, no final de junho, ter pedido desculpas formais pelo abate de um avião de caça da Rússia na fronteira com a Síria, incluindo o alvejamento de um dos pilotos quando já descia de paraquedas.
Lusa
Relacionados
-
Amnistia diz que reintrodução da pena de morte na Turquia viola direitos humanos
A Amnistia Internacional (AI) reagiu esta segunda-feira às declarações do Presidente da Turquia sobre a eventual reintrodução da pena de morte, ao considerar que "viola os tratados internacionais de direitos humanos" e a "própria Constituição do país".
-
Presidente turco afirma que John Kerry vai visitar Turquia ainda este mês
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai visitar a Turquia durante este mês.
-
Turquia detém cidadã norte-americana na fronteira com a Síria
As autoridades turcas detiveram uma cidadã norte-americana suspeita de tentar entrar ilegalmente naquele país a partir da província de Hatay, na fronteira com a Síria, divulgou o diário turco Sabah.
Na Homepage
-
Atropelamento em Toronto que causou 10 mortos e 15 feridos foi um "ato deliberado".
Um total de dez pessoas morreram e dezena e meia ficaram feridas num atropelamento ocorrido segunda-feira na cidade canadiana de Toronto, que as autoridades classificam como um "ato deliberado".
24.04.2018 às 7h06
-
Líder norte-coreano visita chineses feridos e homenageia vitimas do acidente
O líder norte-coreano encontrou-se com o embaixador da China, em Pyongyang, para prestar homenagem aos 32 chineses que morreram no acidente de autocarro, no domingo, na Coreia do Norte. Kim Jong-un deslocou-se ainda ao hospital visitar os turistas chineses feridos.
24.04.2018 às 9h22
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03