sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano abre processo contra padre condenado no Chile por pedofilia

A Congregação dos Legionários de Cristo no Chile informou que o Vaticano instruiu um processo canónico, que se realizará em Roma, "sobre as acusações apresentadas em sede eclesiástica" contra o padre irlandês John O'Reilly, acusado de abuso sexual.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a congregação refere que "recebeu a notícia recentemente de que a Congregação para a Doutrina da Fé institui um tribunal eclesiástico em Roma" que será o que vai tratar o caso.

Não foram avançadas datas para o início do julgamento ou a pena passível de ser aplicada.

O sacerdote O'Reilly, um dos mais influentes do Chile, próximo dos círculos empresariais e políticos, foi declarado culpado de abusos sexuais repetidos contra uma menor entre 2010 e 2012 numa escola em Santiago, onde era guia espiritual.

Foi condenado em novembro de 2014 a quatro anos de liberdade sob vigilância, depois dos quais será expulso do Chile.

Em março de 2015 o padre já tinha perdido a nacionalidade chilena que lhe tinha sido concedida em 2008.

O'Reilly reivindica inocência e nega as acusações que lhe foram imputadas, segundo um relatório recente da polícia no Chile.

A igreja chilena pediu publicamente perdão em abril de 2011 pelos casos de pedofilia que implicaram cerca de vinte padres.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17