sicnot

Perfil

Mundo

Contra-almirante turco em missão na NATO pede asilo aos EUA

Um contra-almirante turco em missão na NATO pediu asilo aos EUA depois de Ancara ter decretado a sua prisão, na sequência da tentativa de golpe de Estado a 15 de julho na Turquia, divulgou esta quarta-feira a agência noticiosa Anadolu.

O contra-almirante Mustafa Zeki Ugurlu tem uma ordem de prisão expedida na Turquia e foi expulso das forças armadas do país, divulgou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

As autoridades turcas detiveram milhares de militares, incluindo quase metade dos seus generais e almirantes, desde que uma fação militar alegadamente tentou derrubar, sem sucesso, o Presidente Recep Tayyip Erdogan a 15 de julho.

O contra-almirante - que estava colocado no Comando Aliado da NATO em Norfolk, no Estado norte-americano da Virgínia - solicitou asilo às autoridades norte-americanas, acrescentou a agência de notícias, sem fornecer a sua fonte.

Ugurlu não foi ouvido ainda pelas autoridades turcas desde que deixou a base, a 22 de julho.

A Anadolu não referiu se as autoridades norte-americanas aceitaram ou não o pedido de asilo.

A NATO disse esta quarta-feira que a adesão da Turquia à aliança militar não está "em questão", apesar do período conturbado em que se encontra o país.

A Turquia tem repetidamente pressionado Washington a extraditar o clérigo Fethullah Gülen, que vive na Pensilvânia e a quem as autoridades turcas atribuem a autoria da tentativa de golpe, alertando os Estados Unidos que as suas relações podem ser afetadas por causa desta questão.

Desde 15 de julho, dezenas de milhares de pessoas, entre militares, funcionários da área judicial, professores e outros civis, foram presos por suspeita de ligações ao clérigo Gülen e o seu movimento islâmico.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.