sicnot

Perfil

Mundo

Imprensa revela medidas contra o terrorismo na Alemanha

O ministro Thomas de Maizière defende a aplicação de medidas que podem acelerar a expulsão de refugiados ou de requerentes de asilo.

© Fabrizio Bensch / Reuters

O ministro do Interior alemão prepara uma série de medidas para reforçar a luta contra o terrorismo, na sequência dos ataques registados em julho, reivindicados pelo Daesh.

De acordo com o jornal alemão Bild, que cita fontes ligadas às autoridades de Berlim, o ministro Thomas de Maizière, defende a aplicação de medidas que podem acelerar a expulsão de refugiados ou de requerentes de asilo e que "representem um perigo para a segurança pública".

A medida surge na sequência dos atentados no sul da Alemanha, no mês de julho.

Um dos ataques fez cinco feridos quando um jovem - provavelmente afegão - atacou as pessoas que se encontravam numa estação ferroviária e o segundo ataque, cometido por um sírio, provocou 15 feridos junto à entrada de um festival de música.

Por outro lado, o ministro do Interior alemão pretende que as autoridades de Berlim venham a ter acesso a informações médicas dos indivíduos para que as autoridades sejam informadas "a tempo" de eventuais crimes que possam estar a ser planeados pelos supostos atacantes.

Em julho, segundo as autoridades, um jovem que sofria de perturbações mentais, inspirado pelo norueguês de extrema-direita, Anders Behring Breivik, abateu a tiro nove pessoas antes de se suicidar, em Munique.

Ainda segundo a imprensa, Maizière pretende fazer aprovar, durante o mês de agosto, a "Declaração de Berlim" que deve contar com a colaboração dos ministros do Interior das várias regiões do país e que, entre outras medidas, prevê restringir os pedidos de nacionalidade.

A mesma declaração defende também o recrutamento de novos 15 mil elementos destinados ao corpo de polícia, até 2020, a criação de um centro de luta contra os crimes informáticos e o combate ao tráfico de armas que utiliza a internet como meio de transação ilegal de material bélico.

O mesmo documento apela também à criação de legislação que impede o financiamento de organizações extremistas a mesquitas, na Alemanha, assim como pede a expulsão de "responsáveis religiosos estrangeiros" que defendem o "ódio".

As medidas devem ser anunciadas formalmente durante uma conferência de imprensa em Berlim, na quinta-feira.

Lusa

  • Jovem de 15 anos detido na Alemanha por suspeitas de terrorismo

    Mundo

    Um jovem de 15 anos foi detido na Alemanha, suspeito de estar a preparar um ataque terrorista nos arredores de Estugarda. A polícia descobriu no apartamento do suspeito um pequeno arsenal, que incluía balas, facas e material explosivo. Sabe-se que o jovem mantinha contacto com o atirador de Munique, um jovem de 18 anos. De acordo com a polícia, foram ainda encontrados mapas e desenhos que indicavam o local do possível ataque, além de instruções para a construção de explosivos. O jovem está neste momento numa ala psiquiátrica.

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.