sicnot

Perfil

Mundo

Imprensa revela medidas contra o terrorismo na Alemanha

O ministro Thomas de Maizière defende a aplicação de medidas que podem acelerar a expulsão de refugiados ou de requerentes de asilo.

© Fabrizio Bensch / Reuters

O ministro do Interior alemão prepara uma série de medidas para reforçar a luta contra o terrorismo, na sequência dos ataques registados em julho, reivindicados pelo Daesh.

De acordo com o jornal alemão Bild, que cita fontes ligadas às autoridades de Berlim, o ministro Thomas de Maizière, defende a aplicação de medidas que podem acelerar a expulsão de refugiados ou de requerentes de asilo e que "representem um perigo para a segurança pública".

A medida surge na sequência dos atentados no sul da Alemanha, no mês de julho.

Um dos ataques fez cinco feridos quando um jovem - provavelmente afegão - atacou as pessoas que se encontravam numa estação ferroviária e o segundo ataque, cometido por um sírio, provocou 15 feridos junto à entrada de um festival de música.

Por outro lado, o ministro do Interior alemão pretende que as autoridades de Berlim venham a ter acesso a informações médicas dos indivíduos para que as autoridades sejam informadas "a tempo" de eventuais crimes que possam estar a ser planeados pelos supostos atacantes.

Em julho, segundo as autoridades, um jovem que sofria de perturbações mentais, inspirado pelo norueguês de extrema-direita, Anders Behring Breivik, abateu a tiro nove pessoas antes de se suicidar, em Munique.

Ainda segundo a imprensa, Maizière pretende fazer aprovar, durante o mês de agosto, a "Declaração de Berlim" que deve contar com a colaboração dos ministros do Interior das várias regiões do país e que, entre outras medidas, prevê restringir os pedidos de nacionalidade.

A mesma declaração defende também o recrutamento de novos 15 mil elementos destinados ao corpo de polícia, até 2020, a criação de um centro de luta contra os crimes informáticos e o combate ao tráfico de armas que utiliza a internet como meio de transação ilegal de material bélico.

O mesmo documento apela também à criação de legislação que impede o financiamento de organizações extremistas a mesquitas, na Alemanha, assim como pede a expulsão de "responsáveis religiosos estrangeiros" que defendem o "ódio".

As medidas devem ser anunciadas formalmente durante uma conferência de imprensa em Berlim, na quinta-feira.

Lusa

  • Jovem de 15 anos detido na Alemanha por suspeitas de terrorismo

    Mundo

    Um jovem de 15 anos foi detido na Alemanha, suspeito de estar a preparar um ataque terrorista nos arredores de Estugarda. A polícia descobriu no apartamento do suspeito um pequeno arsenal, que incluía balas, facas e material explosivo. Sabe-se que o jovem mantinha contacto com o atirador de Munique, um jovem de 18 anos. De acordo com a polícia, foram ainda encontrados mapas e desenhos que indicavam o local do possível ataque, além de instruções para a construção de explosivos. O jovem está neste momento numa ala psiquiátrica.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.