sicnot

Perfil

Mundo

Moscovo anuncia suspensão parcial da ofensiva em torno de Alepo

O exército russo anunciou esta quarta-feira em Moscovo que vai suspender os ataques três horas por dia, a partir de quinta-feira, em torno de Alepo, cidade síria que é o epicentro dos combates entre forças do regime e rebeldes.

"Para garantir a total segurança das colunas de veículos que entram em Alepo, uma janela humanitária durante a qual serão suspensas todas as atividades militares, ataques aéreos e disparos de artilharia será cumprida das 10:00 às 13:00 locais (das 08:00 às 11:00 de Lisboa)", anunciou o general Serguei Rudskoï, do Estado-Maior russo, em conferência de imprensa.

"Nos últimos quatro dias, as baixas rebeldes no sudoeste de Alepo elevam-se a mais de mil mortos e dois mil feridos", acrescentou, exortando aqueles que o desejarem entregar as armas a aproveitar um dos "sete corredores humanitários" criados pelo regime de Damasco e pelo seu aliado russo.

As forças do Presidente sírio, Bashar al-Assad, preparam-se para uma batalha decisiva contra os rebeldes pelo controlo da segunda maior cidade da Síria, situada no noroeste do país.

As duas partes receberam grandes reforços em termos de número de homens e de armas em Alepo e imediações, depois de os rebeldes terem quebrado no sábado três semanas de cerco imposto pelo regime aos bairros sob seu controlo na cidade setentrional dividida desde 2012.

Centenas de milhares de civis estão agora encurralados em Alepo com falta de bens essenciais e uma meteórica subida dos preços, o que obrigou a ONU a tocar a sirene de alarme.

Quanto à criação da janela humanitária da Rússia, a ONU já reagiu dizendo que "uma trégua de três horas em Alepo é insuficiente para ajudar quem precisa".

"Para conseguir ajudar toda a gente, são necessárias duas vias de circulação e são precisas cerca de 48 horas para que um número suficiente de camiões possa entrar" na cidade, alertou o comandante das operações humanitárias da ONU, Stephen O'Brien.

Desde segunda-feira que as Nações Unidas apelam para um cessar-fogo humanitário de 48 horas por semana para reabastecer os civis encurralados em Alepo.

Na terça-feira, os Estados Unidos e França exigiram que a ajuda humanitária chegue a Alepo antes da marcação de nova ronda de negociações de paz, segundo informações recolhidas no final de uma reunião do Conselho de Segurança.

Durante essa sessão à porta fechada, a Rússia manteve, por seu lado, que não deve haver condições prévias para a realização de tais negociações, quando as Nações Unidas esperam retomá-las em Genebra no final deste mês.

O conflito na Síria, desencadeado em 2011 após a repressão de manifestações pacíficas contra o regime, fez mais de 290.000 mortos, obrigou a fugir mais de metade da população do país e provocou uma grave crise humanitária.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.