sicnot

Perfil

Mundo

Pequeno monstro mumificado encontrado na Sibéria

siberiantimes.com

Os mineiros que trabalham numa remota cidade da Sibéria apanharam um susto esta semana. Em vez de retirarem da terra os diamantes do costume, desenterraram uma estranha criatura mumificada.

De acordo com o jornal Siberian Times, os mineiros acreditam ter descoberto um dinossauro, mas os peritos não têm tanta certeza.

A criatura foi encontrada num local rico em diamantes em Udachny, distrito de Yakutia, explorado desde 1960. As suas areias datam da era mesozoica, há cerca de 252 a 66 milhões de anos.

Mas os cientistas não querem tirar conclusões precipitadas. O "pequeno monstro" pode ser um mamífero carnívoro, familiar do urso, uma marta-da-sibéria, um carcaju. A criatura vai agora ser enviada para a capital Yakutsk e ser estudada.

Udachny, que significa sortuda, é uma cidade mineira descoberta em 1955. Em 1974 foi detonada uma bomba atómica a 98 metros de profundidade para criar uma bacia para a exploração dos diamantes.

Atualmente a região tem um clima subártico - com temperaturas médias a rondar -43.6ºC a -35.2ºC em janeiro.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".