sicnot

Perfil

Mundo

Vénus já terá sido igual à Terra e teve vida

Vénus dá uma volta completa ao Sol em 225 dias terrestres.

© NASA NASA / Reuters

Após várias simulações sobre o clima de Vénus há milhões de anos, os cientistas concluíram que houve uma altura em que teve condições para ter vida.

Atualmente, o segundo planeta a contar do Sol é verdadeiramente hostil: é extremamente quente (em média 462ºC), tem vulcões ativos e uma atmosfera maioritariamente constituída por dióxido de carbono. Mas nem sempre terá sido assim, revela um estudo.

Partindo da ideia de que Vénus e Marte terão sido semelhantes há milhares de milhões de anos - numa altura em que a atmosfera terrestre também era maioritariamente constituída por dióxido de carbono - cientistas da NASA, Universidade Uppsala, Universidade Columbia e Planetary Science Institute criaram quatro simulações de possíveis cenários do que aconteceu a Vénus desde então.

Com base nos modelos utilizados para estudar a evolução do clima na Terra, as variáveis de cada simulação de clima para Vénus eram ligeiramente alteradas - como por exemplo, a energia recebido do Sol ou a duração dos dias. Deixaram os modelos evoluir durante aproximadamente dois mil milhões de anos.

Uma das simulações resultou num planeta com temperaturas suficientemente baixas para a existência de vida que terá durado até há cerca de 715 milhões de anos - altura em que já havia vida na Terra.

Mas se estas simulações estão corretas, surge a próxima pergunta - o que provocou tantas alterações que deram origem às condições atuais no planeta Vénus?

Mas se estas simulações estão corretas, surge a próxima pergunta - o que provocou tantas alterações que deram origem às condições atuais no planeta Vénus? O simulador não avançou mais, mas os investigadores suspeitam que terá a ver com a velocidade a que roda sobre o seu próprio eixo - demora 243 dias terrestres, enquanto dá uma volta completa ao Sol em 225 dias.

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07