sicnot

Perfil

Mundo

NATO acompanha "com preocupação" aumento de tensão entre Moscovo e Kiev

A NATO está a acompanhar "de perto e com preocupação" a nova escalada de tensão entre Rússia e Ucrânia, depois de os serviços secretos russos terem acusado Kiev de preparar "atentados" na Crimeia, indicou um responsável da organização.

A Ucrânia desmentiu tais acusações, que deram origem a trocas de palavras de agressividade rara entre os dois países, mais de dois anos após a anexação da península ucraniana da Crimeia pelos russos.

"Estamos a acompanhar de perto e com preocupação" a situação, disse à agência de notícias francesa, AFP, um responsável da NATO, expressando confiança em Kiev, segundo ele, determinada em "restaurar a sua integridade territorial por meios exclusivamente políticos e diplomáticos".

"Tranquiliza-nos a condenação convicta pela Ucrânia do terrorismo sob todas as suas formas", prosseguiu o responsável que solicitou o anonimato, considerando que "a Rússia não forneceu qualquer prova tangível para as acusações que fez à Ucrânia".

Segundo a mesma fonte, é evidente que "a atividade militar recente da Rússia na Crimeia não ajuda a apaziguar as tensões", pelo que exortou Moscovo a trabalhar "para a calma e a redução da tensão".

A Aliança Atlântica está também "profundamente preocupada com a recente escalada da violência no leste da Ucrânia e o aumento das violações do cessar-fogo", "principalmente" pelos separatistas apoiados pela Rússia, disse o responsável, instando as duas partes a regressarem à mesa das negociações.

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31