sicnot

Perfil

Mundo

Polícia brasileira faz grande operação em complexo de favelas no Rio de Janeiro

Complexo de favelas da Maré, Rio de Janeiro

© Ricardo Moraes / Reuters

A polícia brasileira está a fazer uma grande operação no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, um dia depois de agentes da Força Nacional, destacados para fazer a segurança dos Jogos Olímpicos ali terem sido baleados.

Segundo informações da rede de televisão Globo, os acessos à Vila do João e à Vila dos Pinheiros, principais acessos do complexo de favelas, foram bloqueados por carros da Força Nacional por volta das 06:30 locais (10:30 em Lisboa).

As imagens mostram agentes fortemente armados fazendo um cerco nos acessos.

A área também é vigiada por atiradores de elite do Exército brasileiro.

Informações oficiais do Ministério da Justiça confirmaram que operações naquela comunidade estão a ser feitas hoje pela Polícia Federal e pelo Batalhão de Operações Especiais.

Na última quarta-feira um carro da Força Nacional entrou por engano na região. Três policiais que estavam no veículo foram atacados por criminosos que dominam a área, sendo que dois deles acabaram feridos.

Desde o início dos Jogos olímpicos do Rio de Janeiro cerca de 85 mil homens das polícias civil e militar, juntamente com agentes da Força Nacional, patrulham a cidade.

Apesar do reforço policial alguns incidentes de violência continuam a ser registados na cidade.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14