sicnot

Perfil

Mundo

Sobrevivente de acidente de avião no Dubai ganha a lotaria

Jon Gambrell / AP

Mohamed Basheer Abdul Khadar pode considerar-se dos homens mais sortudos do mundo: seis dias depois de sobreviver ao acidente do avião da Emirates no aeroporto do Dubai ganhou 1 milhão de dólares (quase 900 mil euros) numa lotaria.

Khadar, indiano de 61 anos, fazia o já habitual percurso Kerala-Dubai onde trabalha há 37 anos. Já estaria reformado desde dezembro passado se os seus colegas não o tivessem convencido a ficar mais um ano no stand de automóveis.

De regresso ao trabalho depois de passar em casa o feriado muçulmano, embarcou a 3 de agosto no voo EK521 da Emirates que, ao tentar aterrar no Dubai, incendiou-se. Nenhuma das 300 pessoas a bordo ficou ferida, um bombeiro morreu no combate ao fogo.

Hayen Ayari / AP

Seis dias depois, recebe uma chamada telefónica com a notícia de que era o grande vencedor da lotaria Dubai Duty Free's Millennium Millionaire - um milhão de dólares, aproximadamente 896 mil euros.

Religioso, Khadar diz que foi um milagre ter escapado com vida do avião - que explodiu momentos depois de todos os passageiros e tripulação terem desembarcado.

"Acredito que deus me deu uma segunda vida ao sobreviver ao acidente e abençoou-me com este dinheiro para continuar e fazer coisas boas", disse ao jornal Khaleej Times.

O bilhete premiado tinha sido comprado a 6 de julho antes de regressar a casa, tal como sempre fazia quando viajava. Khadar calcula que tenha sido a 17ª vez que o fez.

Khadar quer regressar à Índia depois de se reformar e ajudar as crianças de Kerala.

"Não vou doar este dinheiro para caridade. Vou trabalhar para ajudar os necessitados, mas não doar dinheiro. O dinheiro traz inimigos", afirmou ao Khaleej Times

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.