sicnot

Perfil

Mundo

Vídeo amador mostra início de vários fogos suspeitos

Um habitante da comunidade espanhola de Montes de Arbo, em Pontevedra, subiu à montanha assim que avistou uma coluna fumo que começava a aumentar de intensidade. O homem filmou as chamas e, tal como mostra o vídeo, outros focos de incêndio surgiram sucessivamente e em linha reta.

Manuel Gil Expósito, autor do vídeo em questão, colocou as imagens no facebook e já garantiu que "não poderia tratar-se do vento", "nem de uma pessoa a atuar sozinha". O homem gravou cinco focos de incêndio mas adiantou que "deveriam ser à volta de dez".

Na localidade de Arbo, a população acredita que se tratou de um ato intencional, não apenas pelo vídeo como pelo local de onde surgiram que consideram de difícil propagação, "um dos focos de incêndio surgiu junto a uma casa de guarda florestal e essa é uma zona limpa", contou ao El País Manuel Gil Expósito.

Veja o vídeo aqui:

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.