sicnot

Perfil

Mundo

Vídeo amador mostra início de vários fogos suspeitos

Um habitante da comunidade espanhola de Montes de Arbo, em Pontevedra, subiu à montanha assim que avistou uma coluna fumo que começava a aumentar de intensidade. O homem filmou as chamas e, tal como mostra o vídeo, outros focos de incêndio surgiram sucessivamente e em linha reta.

Manuel Gil Expósito, autor do vídeo em questão, colocou as imagens no facebook e já garantiu que "não poderia tratar-se do vento", "nem de uma pessoa a atuar sozinha". O homem gravou cinco focos de incêndio mas adiantou que "deveriam ser à volta de dez".

Na localidade de Arbo, a população acredita que se tratou de um ato intencional, não apenas pelo vídeo como pelo local de onde surgiram que consideram de difícil propagação, "um dos focos de incêndio surgiu junto a uma casa de guarda florestal e essa é uma zona limpa", contou ao El País Manuel Gil Expósito.

Veja o vídeo aqui:

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC