sicnot

Perfil

Mundo

Vladimir Putin substitui chefe da administração presidencial da Rússia

O Presidente russo Vladimir Putin (ao centro) num encontro com Sergei Ivanov (esquerda) e Anton Vaino (direita), Moscovo, Rússia.

© Sputnik Photo Agency / Reuter

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou esta sexta-feira uma importante alteração na sua equipa, ao substituir o chefe da administração presidencial, Sergei Ivanov, pelo ex-diplomata Anton Vaino, deputado desde 2012.

Ivanov vai ser representante especial do Presidente russo em assuntos de ambiente e transportes e vai manter o seu lugar como membro do Conselho de Segurança da Rússia.

Vladimir Putin disse que tomou a decisão para honrar um acordo com Ivanov há alguns anos: "Recordo-me bem do nosso acordo sobre o facto de ter pedido para não ficar nesta área de trabalho como chefe da administração presidencial por mais do que quatro anos", disse.

Sergei Ivanov - que trabalhou com Vladimir Putin nos serviços secretos soviéticos (KGB) e foi ministro da Defesa da Rússia entre 2001 e 2007 - era chefe da administração do Kremlin há quatro anos e oito meses, tendo assumido o cargo antes das eleições de 2012, em que Putin passou, pela segunda vez, de primeiro-ministro a Presidente.

Putin disse que espera que o novo chefe da administração, Anton Vaino, continue o trabalho eficaz e que faça todos os possíveis para que "haja menos burocracias vãs e mais conteúdos concretos", enquanto Ivanov considerou que o substituto tem todas as qualidades necessárias.

Esta é uma alteração ao mais alto nível no Kremlin há vários anos e acontece duas semanas depois de Putin mexer nos cargos dos responsáveis regionais, que certos observadores consideram como uma maneira de assegurar votos nas próximas eleições.

A um mês das eleições parlamentares e a dois anos de novas eleições presidenciais, a Rússia tenta recuperar de uma grave crise económica causada pelas sanções económicas e comerciais ocidentais desde 2014 devido à tensão com a Ucrânia.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.