sicnot

Perfil

Mundo

Vladimir Putin substitui chefe da administração presidencial da Rússia

O Presidente russo Vladimir Putin (ao centro) num encontro com Sergei Ivanov (esquerda) e Anton Vaino (direita), Moscovo, Rússia.

© Sputnik Photo Agency / Reuter

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou esta sexta-feira uma importante alteração na sua equipa, ao substituir o chefe da administração presidencial, Sergei Ivanov, pelo ex-diplomata Anton Vaino, deputado desde 2012.

Ivanov vai ser representante especial do Presidente russo em assuntos de ambiente e transportes e vai manter o seu lugar como membro do Conselho de Segurança da Rússia.

Vladimir Putin disse que tomou a decisão para honrar um acordo com Ivanov há alguns anos: "Recordo-me bem do nosso acordo sobre o facto de ter pedido para não ficar nesta área de trabalho como chefe da administração presidencial por mais do que quatro anos", disse.

Sergei Ivanov - que trabalhou com Vladimir Putin nos serviços secretos soviéticos (KGB) e foi ministro da Defesa da Rússia entre 2001 e 2007 - era chefe da administração do Kremlin há quatro anos e oito meses, tendo assumido o cargo antes das eleições de 2012, em que Putin passou, pela segunda vez, de primeiro-ministro a Presidente.

Putin disse que espera que o novo chefe da administração, Anton Vaino, continue o trabalho eficaz e que faça todos os possíveis para que "haja menos burocracias vãs e mais conteúdos concretos", enquanto Ivanov considerou que o substituto tem todas as qualidades necessárias.

Esta é uma alteração ao mais alto nível no Kremlin há vários anos e acontece duas semanas depois de Putin mexer nos cargos dos responsáveis regionais, que certos observadores consideram como uma maneira de assegurar votos nas próximas eleições.

A um mês das eleições parlamentares e a dois anos de novas eleições presidenciais, a Rússia tenta recuperar de uma grave crise económica causada pelas sanções económicas e comerciais ocidentais desde 2014 devido à tensão com a Ucrânia.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21