sicnot

Perfil

Mundo

Líder do Daesh no Afeganistão e Paquistão morto em ataque norte-americano

© Parwiz Parwiz / Reuters

O líder do Daesh no Afeganistão e no Paquistão, Hafez Saïd, foi morto num ataque norte-americano no mês passado na província afegã de Nangarhar, segundo informou na sexta-feira o Pentágono.

A morte de Hafez Saïd, que representa um significativo retrocesso para o grupo extremista que se tenta fixar no Paquistão e Afeganistão, foi fruto de operações conjuntas entre as forças especiais norte-americanas e afegãs que decorreram no fim de julho, explicou na sexta-feira Gordon Trowbridge, porta-voz adjunto do Pentágono.

"As forças norte-americanas lançaram um ataque contra Hafez Saïd (...) no distrito de Achin, província de Nangarhar, a 26 de julho, resultando na sua morte", indicou.

O líder do Estado Islâmico "era conhecido por participar diretamente nos ataques contra as forças norte-americanas e da coligação, e as atividades da sua rede aterrorizavam os afegãos, particularmente em Nangarhar", afirmou Trowbridge.

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07