sicnot

Perfil

Mundo

Deslocados no sul do Afeganistão que necessitam de ajuda urgente já são 25 mil

Vinte e cinco mil civis estão deslocados em Helmand, no sul do Afeganistão, devido aos combates entre as forças afegãs e os rebeldes, e necessitam de ajuda urgente, apesar da reabertura de uma rota chave.

Apesar do controlo da estrada estar desde sábado nas mãos das forças de segurança, esta via não foi reaberta ao tráfego devido ao facto de os talibãs terem colocado minas terrestres, disse à agência noticiosa Efe o diretor provincial do departamento afegão para os Refugiados, Naqib Zmaryal.

O responsável assegurou que a reabertura ao tráfego está prevista para a próxima terça-feira, depois das forças de segurança terem eliminado os explosivos que estão colocados entre a capital provincial, Lashkargah, e a vizinha província de Kandahar, que durante seis dias esteve sob controlo dos talibãs.

"Projetamos distribuir dinheiro a algumas famílias deslocadas nos próximos dias, para que possam comprar elas próprias o que necessitam, desde que recebamos ajuda de Kandahar", disse a mesma fonte.

"Os problemas desta pobre gente crescem diariamente", sentenciou Zmaryal.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.