sicnot

Perfil

Mundo

Deslocados no sul do Afeganistão que necessitam de ajuda urgente já são 25 mil

Vinte e cinco mil civis estão deslocados em Helmand, no sul do Afeganistão, devido aos combates entre as forças afegãs e os rebeldes, e necessitam de ajuda urgente, apesar da reabertura de uma rota chave.

Apesar do controlo da estrada estar desde sábado nas mãos das forças de segurança, esta via não foi reaberta ao tráfego devido ao facto de os talibãs terem colocado minas terrestres, disse à agência noticiosa Efe o diretor provincial do departamento afegão para os Refugiados, Naqib Zmaryal.

O responsável assegurou que a reabertura ao tráfego está prevista para a próxima terça-feira, depois das forças de segurança terem eliminado os explosivos que estão colocados entre a capital provincial, Lashkargah, e a vizinha província de Kandahar, que durante seis dias esteve sob controlo dos talibãs.

"Projetamos distribuir dinheiro a algumas famílias deslocadas nos próximos dias, para que possam comprar elas próprias o que necessitam, desde que recebamos ajuda de Kandahar", disse a mesma fonte.

"Os problemas desta pobre gente crescem diariamente", sentenciou Zmaryal.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.